A agressão ao árbitro turco Halil Umut Meler continua repercutindo dentro da Fifa. Nesta quarta-feira, o presidente do Comitê de Arbitragem da entidade, o italiano Pierluigi Collina, disse que a violência contra juízes é um "câncer" que pode "matar o futebol" se não for contido.
"É uma responsabilidade para todos que amam o 'jogo bonito' fazer alguma coisa a respeito. Antes que seja tarde, antes que este câncer mate o futebol", declarou Collina, que teve longa carreira como árbitro - apitou a final da Copa do Mundo de 2002, vencida pela seleção brasileira.
Collina se refere à agressão de Faruk Koca, presidente do Ankaragucu, ao árbitro da partida com o Rizespor, Halil Umut Meler, ao fim da partida do Campeonato Turco disputada na segunda-feira. Meler, que precisou ser hospitalizado, também foi agredido por torcedores que invadiram o gramado.
"A imagem de Halil Umut deitado no chão, com suas mãos protegendo a cabeça enquanto ele levava chutes de agressores, assim como a imagem da lesão em seu olho, são horríveis. Mas ainda mais horrível é saber que há milhares de árbitros pelo mundo que são agredidos verbalmente e fisicamente em jogos de divisões inferiores pelo mundo, sem chegar até a mídia", comentou.
As agressões já haviam sido lamentadas pelo próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Não há absolutamente nenhum lugar para a violência no futebol. Dentro ou fora de campo. O que aconteceu após o jogo da liga turca entre o Ankaragucu e o Rizespor é totalmente inaceitável e não tem qualquer lugar no nosso esporte e sociedade", disse o dirigente.
ÁRBITRO DEIXA HOSPITAL
Halil Umut Meler foi hospitalizado após ser algo das agressões no jogo de segunda. Ele sofreu uma leve fratura perto do olho e recebeu alta nesta quarta. De acordo com familiares, o árbitro cogita abandonar a profissão.
O presidente do clube, Faruk Koca, foi detido logo após a agressão. Mas as autoridades não confirmaram se foi detido. Mas deve enfrentar denúncia formal. Dias depois, ele pediu desculpas publicamente pela agressão e anunciou sua renúncia ao cargo de presidente da federação de futebol do país.
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Compartilhe