13/12/2023 • 13:30:00

Dirigente da Fifa diz que agressão a árbitro é 'câncer que pode matar o futebol'

ESTADÃO CONTEÚDO



A agressão ao árbitro turco Halil Umut Meler continua repercutindo dentro da Fifa. Nesta quarta-feira, o presidente do Comitê de Arbitragem da entidade, o italiano Pierluigi Collina, disse que a violência contra juízes é um "câncer" que pode "matar o futebol" se não for contido.

"É uma responsabilidade para todos que amam o 'jogo bonito' fazer alguma coisa a respeito. Antes que seja tarde, antes que este câncer mate o futebol", declarou Collina, que teve longa carreira como árbitro - apitou a final da Copa do Mundo de 2002, vencida pela seleção brasileira.

Collina se refere à agressão de Faruk Koca, presidente do Ankaragucu, ao árbitro da partida com o Rizespor, Halil Umut Meler, ao fim da partida do Campeonato Turco disputada na segunda-feira. Meler, que precisou ser hospitalizado, também foi agredido por torcedores que invadiram o gramado.

"A imagem de Halil Umut deitado no chão, com suas mãos protegendo a cabeça enquanto ele levava chutes de agressores, assim como a imagem da lesão em seu olho, são horríveis. Mas ainda mais horrível é saber que há milhares de árbitros pelo mundo que são agredidos verbalmente e fisicamente em jogos de divisões inferiores pelo mundo, sem chegar até a mídia", comentou.

As agressões já haviam sido lamentadas pelo próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Não há absolutamente nenhum lugar para a violência no futebol. Dentro ou fora de campo. O que aconteceu após o jogo da liga turca entre o Ankaragucu e o Rizespor é totalmente inaceitável e não tem qualquer lugar no nosso esporte e sociedade", disse o dirigente.

ÁRBITRO DEIXA HOSPITAL

Halil Umut Meler foi hospitalizado após ser algo das agressões no jogo de segunda. Ele sofreu uma leve fratura perto do olho e recebeu alta nesta quarta. De acordo com familiares, o árbitro cogita abandonar a profissão.

O presidente do clube, Faruk Koca, foi detido logo após a agressão. Mas as autoridades não confirmaram se foi detido. Mas deve enfrentar denúncia formal. Dias depois, ele pediu desculpas publicamente pela agressão e anunciou sua renúncia ao cargo de presidente da federação de futebol do país.

Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)

DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa

Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)

Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP

PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"

Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)

Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)

Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva

Iza posta look para o Grammy Latino em Miami

Famílias formadas por pretos e pardos representam 48% dos atendidos pela CDHU

Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado

Homem é preso com cocaína escondida em casa e carro em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados