15/02/2025 • 11:03:00

Divergência no estoque de madeireira em Pirapozinho revela indícios de fraude

DA REDAÇÃO - PRESIDENTE PRUDENTE



Equipes da Polícia Militar Ambiental realizaram uma intensa fiscalização no pátio de uma madeireira localizada em Pirapozinho. A operação contou com a presença da proprietária, uma mulher de 47 anos, e de funcionários da empresa, que acompanharam a aferição do estoque de madeira. O trabalho foi realizado na tarde de sexta-feira (14).

Durante a inspeção, foi constatada uma discrepância significativa entre o volume físico apurado – 323,2791 metros cúbicos de madeira – e o saldo virtual registrado no sistema DOF (Documento de Origem Florestal), que indicava 379,2961 metros cúbicos.

Segundo o responsável pela Comunicação da Polícia Ambiental em Prudente e região, cabo Evandro Torquato, essa diferença entre o volume real de madeira no estoque de uma empresa e o número registrado no sistema pode ser um indício de fraude:

"A empresa adquire uma certa quantidade de madeira, que é lançada no sistema e permanece no estoque físico. Quando ela vende parte dessa madeira, precisa dar baixa do volume vendido no sistema. Porém, para burlar a fiscalização, algumas empresas não dão baixa e compram madeira ilegal para repor a que já foi vendida. O fato do estoque virtual estar maior que o estoque físico indica que a empresa vendeu parte da madeira adquirida legalmente, mas não deu baixa no sistema."

A diferença constatada levou à emissão de quatro Autos de Infração Ambiental. Três dos autos foram lavrados na modalidade de advertência pelos seguintes motivos:

Armazenamento de 3,0988 metros cúbicos de madeira sem licença válida;
Comercialização de 2,7157 metros cúbicos de madeira sem licença válida para o período integral da viagem;
Depósito de 2,8189 metros cúbicos de madeira sem a licença exigida para armazenamento.

O quarto Auto de Infração, no valor de R$ 13.981,38, foi aplicado por vender 46,6046 metros cúbicos de madeira sem a licença válida para todo o trajeto da viagem. Todas as notificações foram confeccionadas conforme o parágrafo 1º do artigo 47 da Resolução SIMA nº 05/21.

A madeira considerada irregular foi apreendida e permanece no pátio da empresa, sob a responsabilidade de fiel depositário até o encerramento do processo. A notícia-crime será encaminhada à Polícia Judiciária de Pirapozinho/SP por suposta infração ao artigo 46 da Lei Federal nº 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais, visando combater a exploração e comercialização clandestina de madeiras nativas da região norte do país.


Polícia de Rio Preto esclarece caso de “roubo de maconha gourmet”

Jales (SP) recebe o maior circuito de mountain bike do Brasil

Estudante sofre trote violento no primeiro dia de aula em São José do Rio Preto (SP)

Declaração de capitais brasileiros no exterior: prazo para 2024 começa em Fevereiro

Homem é preso em flagrante suspeito de feminicídio, em São José do Rio Preto (SP)

Polícia Militar Rodoviária apreende 297,600 kg de maconha em ação conjunta

Governo de São Paulo convoca população para a imunização contra febre amarela

Divergência no estoque de madeireira em Pirapozinho revela indícios de fraude

Presidente Prudente ultrapassa a marca de mil casos de dengue e prefeitura intensifica ações

Cãominhada reúne feira de adoção e animais exóticos no Praça Nova

Lula diz que Brasil vai reagir contra taxações de Donald Trump

Carnaval em Araçatuba (SP) vai ter quatro dias de atividades para todos os públicos

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados