A final da Liga dos Campeões terá um duelo jamais visto em competições oficiais. Em ascensão no futebol mundial desde que foi comprado pelo xeque Mansour Bin Zayed Al Nahyan, o Manchester City buscará vencer o torneio europeu pela primeira vez em confronto único com a Internazionale, equipe que só cruzou o seu caminho em amistosos.
O embate inédito, marcado para o dia 10 de junho, em Istambul, colocará à prova o futebol impositivo de Guardiola diante da tradição da Inter e sua ânsia por voltar a levantar a taça que ergueu pela última vez em 2010. O jogo será transmitido na TV aberta pelo SBT.
Desafiante do treinador mais badalado da atualidade, o time de Milão tem o ex-atacante Simone Inzaghi como treinador e, embora apresente características tradicionais do futebol italiano, conhecido por sua solidez defensiva, busca desenvolver um jogo ofensivo. Inzaghi escala um time com três zagueiros e alas, mas preza pela qualidade na saída de bola, que começa com o domínio do recurso pelo goleiro Onana.
Transições com bolas longas são vistas com frequência na equipe. Entre os principais trunfos da Inter, estão a movimentação e o entrosamento da dupla de ataque formada por Lautaro Martínez e Dzeko, além do apoio de Dimarco e Dumfries pelos lados e um meio de campo de qualidade técnica. Inzaghi tem uma curta carreira como treinador de times profissionais, mas fez um trabalho muito sólido na Lazio, entre 2016 e 2021, antes de chegar à Inter.
O certo é que o time italiano, assim como a imensa maioria das equipes do mundo, não tem um futebol tão vistoso quanto o do Manchester City. Contra o Real, no segundo jogo da semifinal, os comandados de Pep Guardiola fizeram uma apresentação de gala. Mal deixaram a bola no pé dos madrilenhos e viram a defesa adversária ficar atordoada com sua velocidade na troca de passes e na movimentação.
Armado com um elenco de estrelas como De Bruyne, Haaland e Bernardo Silva, Guardiola buscará seu primeiro título de Liga dos Campeões com outro clube a não ser o Barcelona, sob o comando do qual foi campeão duas vezes. Teve a chance de erguer a taça com o City há duas edições, mas perdeu a final para o Chelsea na temporada 2020/2021.
"Não tenho tantas expectativas a ponto de pensar que vou ganhar a Liga dos Campeões sempre. As vezes que perdi é porque os outros são ruim? Os rivais também jogam", disse Guardiola depois da vitória desta quarta. "Dizem que o City jogou mal no Bernabéu, e por que não dizemos que o Madrid jogou bem? Não se pode ganhar sempre. O melhor é levar o time para as rodadas finais e, se você costuma estar lá e jogar as finais, um dia você vencerá", concluiu.
Para a Internazionale, a busca é pelo fim do jejum. Campeã em 1964 e 1965, quando o campeonato ainda era chamado Taça dos Campeões Europeus, venceu a Liga dos Campeões pela última vez em 2010. O jogo do título foi contra o Bayern de Munique, mas, na fase anterior, a Inter, então comandada por José Mourinho, desbancou o Barcelona de Guardiola.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe