A Justiça de São Paulo determinou a soltura de Marcelo Valverde Valezi, de 52 anos, e de Roberta Porfirio de Sousa Santos, de 41 anos, que foram encontrados no Tatuapé, na zona leste de São Paulo no dia 8 de maio, dentro de um carro com o bebê de 2 anos, que estava desaparecido há mais de uma semana em Santa Catarina.
Na ocasião, a criança foi localizada pela Polícia Militar de São Paulo com a dupla, que foi presa em flagrante por suspeita de tráfico de pessoas. No dia seguinte, 9 de maio, em audiência de custódia, eles tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva.
Conforme estabelecido pela 6.ª Câmara de Direito Criminal, em decisão de 26 de maio, Valezi e Roberta ficam proibidos de manter contato com a família da criança, não podem sair da comarca sem autorização e devem comparecer mensalmente em juízo
Em 30 de maio, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) por adoção ilegal. Ambos são réus no processo. O caso continua em investigação.
Entenda o caso
Conforme a Polícia Civil de Santa Catarina, a mãe do bebê teria entregue a criança para Roberta e Valezi no dia 30 de abril, último dia em que a criança tinha sido vista, em Florianópolis. A avó materna da criança registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento no dia 5 de maio. A mãe da criança, que sofre de ansiedade e depressão, estava internada em um hospital do Estado catarinense.
No mesmo dia em que a polícia foi notificada, o celular da mãe foi encaminhado para a perícia da Polícia Científica. Desde então, a polícia catarinense, com apoio da polícia de São Paulo, apura o caso. A partir do acesso ao aparelho, a Polícia Civil interceptou corridas realizadas por meio de aplicativos de transporte.
Foi, então, identificado o veículo usado no momento da entrega da criança. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e conseguiu monitorar o deslocamento do carro. A informação foi compartilhada com a Polícia Militar de São Paulo, que realizou a abordagem do veículo no bairro Tatuapé, na zona leste da capital paulista. A suspeita é de um suposto processo de adoção ilegal.
No mesmo dia do flagrante, a criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar de São Paulo, onde aguardou decisão da Justiça para ser entregue aos familiares no Estado catarinense.
O menino de 2 anos foi levado de volta para Santa Catarina no dia 15 de maio, conforme decidiu a Justiça de São Paulo. A definição ocorreu após manifestação favorável do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) e do Juízo da Vara da Infância e Juventude de São José, cidade na região metropolitana de Florianópolis onde reside a família da criança. Ele desembarcou na cidade de São José, onde foi levado para um abrigo institucional.
De acordo com a delegada responsável pelo caso, Sandra Mara Pereira, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, dois fatores levaram à entrega da criança: o aliciamento e a fragilidade emocional da mãe. A jovem de 22 anos, que sofre de ansiedade e depressão, teria sido aliciada desde a gravidez para entregar o bebê para adoção de forma ilegal.
Procurada, a defesa dos suspeitos não foi localizada. O espaço permanece aberto para manifestação.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe