A partir desta segunda-feira (7), os Ecopontos de Araçatuba passam a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ampliação no horário de funcionamento tem o objetivo de atender à crescente demanda da população e, ao mesmo tempo, combater práticas irregulares de descarte fora das unidades.
Para a ampliação do funcionamento, as cinco unidades foram equipadas com câmeras de segurança internas e externas, permitindo o monitoramento em tempo real. Esse acompanhamento remoto vai garantir maior controle sobre a quantidade de descartes realizados, especialmente no período noturno. Também vai facilitar a identificação de práticas irregulares.
AVANÇO
Para o prefeito Lucas Zanatta, a ampliação do funcionamento dos Ecopontos representa um avanço significativo para a cidade. “Estamos dando um passo decisivo para garantir uma cidade mais limpa e organizada. O descarte irregular de resíduos é um problema que precisa ser combatido com seriedade. Com o monitoramento 24 horas e novas tecnologias de controle, vamos coibir essa prática e oferecer um serviço mais eficiente à população”, afirmou.
A mudança prevê ainda a instalação de cancelas eletrônicas nas portarias dos Ecopontos, permitindo o controle automatizado de acesso. Essas cancelas vão monitorar a entrada e saída dos veículos que transportam resíduos, com o objetivo de aumentar a segurança, garantir a destinação correta dos materiais descartados e facilitar a operação das unidades, especialmente durante o período noturno.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luciane Bueno, enfatiza que a ampliação dos horários de funcionamento reforça a política municipal de gestão de resíduos. “A ampliação dos horários atende a uma demanda importante da população e contribui para a redução do descarte irregular. Estamos investindo em soluções que melhoram a qualidade de vida dos munícipes e tornam a cidade mais sustentável”, destacou.
AMPLIAÇÃO
Além da ampliação do horário de funcionamento, a Prefeitura de Araçatuba está desenvolvendo um projeto para instalar mais dois Ecopontos: um no bairro Engenheiro Taveira e outro no São Rafael, ampliando a cobertura do serviço e facilitando ainda mais o descarte adequado de resíduos.
ENDEREÇOS
Lago Azul: rua José Guerra, 631
Claudionor Cinti: rua Bruno Grenge, 231
São José: rua Rafael Manarelli, 170
Country: av. Odorindo Perenha, 2.220, em frente ao antigo Country Clube
Fundadores: av. dos Fundadores, 4.783 (final da avenida)
COMO FUNCIONA
Os Ecopontos recebem gratuitamente pequenas quantidades de entulho, madeira, plástico, metal, vidro, papel, papelão, móveis, eletrodomésticos, lâmpadas, baterias domésticas e restos de capina, jardinagem e poda de árvores, desde que o volume não ultrapasse um metro cúbico.
Laudo aponta causa da morte de menina de seis anos em Buritama
Ecopontos de Araçatuba passam a funcionar 24 horas por dia
Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto
Taxista é assaltado em Rio Preto
Homem é preso após disparar arma próximo a serv-festas em Rio Preto
Ciesp Noroeste Paulista retoma atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores
Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto
Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto
Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais
Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto
Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas
Compartilhe