Neste domingo (8), os moradores de Panorama, no interior de São Paulo, voltam às urnas para eleger prefeito e vice-prefeito em uma eleição suplementar. O novo pleito foi convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) após o indeferimento da candidatura de Edson de Assis Maldonado (PP), conhecido como Ito, por conta de condenações que o tornaram inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Desde então, quem assumiu provisoriamente a prefeitura foi Daniel Genova (PSB), um dos candidatos que agora disputa oficialmente o cargo.
Dois nomes concorrem à chefia do Executivo no município:
Daniel Genova (PSB), que tem como vice a candidata Inês Francisca da Silva Chiararia (Republicanos);
Giulio Cesar Lima Pires (PL), que disputa ao lado do vice Valdez de Brito (União Brasil), conhecido como Pitica.
Ao todo, a 175ª Zona Eleitoral, de Tupi Paulista, é responsável pela organização da votação em seis locais e 39 seções eleitorais em Panorama. A votação ocorre das 8h às 17h.
MONGAGUÁ E BOCAINA
Além de Panorama, os municípios de Mongaguá, no litoral paulista, e Bocaina, na região central do estado, também terão eleições suplementares neste domingo. O motivo é o mesmo: os prefeitos eleitos em 2024 tiveram seus registros de candidatura indeferidos pela Justiça Eleitoral.
Em Mongaguá, a eleição foi motivada pela cassação da candidatura de Paulo Wiazowski Filho (PP), que teve contas rejeitadas pela Câmara Municipal em 2012, quando foi prefeito da cidade. Desde o cancelamento de sua candidatura, o município vem sendo administrado interinamente pelo presidente da Câmara, Luiz Berbiz de Oliveira (União).
Disputam a prefeitura:
Cristina Wiazowski (PP), com o vice Júlio Cezar de Carvalho Santos (PDT);
Rodrigo Cardoso Biagioni (União), o Rodrigo Casa Branca, com o vice Renato Carvalho Donato (PSB).
A 189ª Zona Eleitoral, de Itanhaém, organiza a votação com 17 locais e 146 seções eleitorais.
Já em Bocaina, o novo pleito foi convocado após a Justiça barrar a candidatura de Moacir Donizete Gimenez (Republicanos), condenado por improbidade administrativa com dolo e enriquecimento ilícito de terceiros.
Quatro chapas concorrem:
Caio Crepaldi e André de Moraes (MDB);
Jonas Marques e Evandro de França Antunes (PDT);
Camila dos Santos e Marcos Antônio Bodin (PL);
Roberto Donizete e Marlene Aparecida Meleto Tosi Zanutto (Republicanos).
Em Bocaina, o pleito será conduzido pela 241ª Zona Eleitoral, de Dois Córregos, com cinco locais e 31 seções eleitorais.
EXPECTATIVA
Ao todo, a expectativa é que cerca de 70 mil eleitores compareçam às urnas nos três municípios. A votação acontece das 8h às 17h, e a diplomação dos eleitos deve ocorrer até 11 de julho, conforme o calendário do TRE-SP. Com informações da Agência Brasil.
PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada
Motociclista fica em estado grave após colisão em cruzamento de Rio Preto
PRF apreende medicamentos irregulares durante fiscalização na BR-153
Idoso é condenado a 16 anos por matar síndico em briga por vaga de estacionamento em Rio Preto
Homem é preso em Rio Preto por tentativa de homicídio em casa de shows em Barretos
Rio-pretense cai no golpe do falso advogado
7ª Unimed Run bate recorde de inscrições e consolida evento como referência regional
Incêndio destrói cooperativa de recicláveis em Ilha Solteira; fumaça foi vista a quilômetros
Elyezer Montenegro Magalhães será duplicada entre Araçatuba e Aracanguá: obra de R$ 64 milhões
Veículo que transportava pacientes de Guararapes sofre acidente em José Bonifácio
Operação Hawala mira organização que lavava dinheiro em cripto e movimentou R$ 1 bilhão
SP lidera em ranking de inovação no país
Compartilhe