14/03/2025 • 09:18:00

Em Rio Preto (SP), Saúde inicia atendimentos do Passaporte do Homem neste sábado, 15/3

Comunicação Prefeitura de São José do Rio Preto



A Secretaria de Saúde iniciará os atendimentos do “Passaporte do Homem” neste sábado, 15/3, no Centro Médico de Especialidades (CME). O serviço estará aberto das 7h às 13h, com oferta de 164 consultas médicas, em diferentes especialidades, incluindo urologia. Todos os pacientes já estão agendados e devem comparecer ao serviço, levando o documento de identificação e a guia de referência. 

O Passaporte da Saúde é uma campanha da Prefeitura de Rio Preto, realizada durante o mês de março, com o objetivo de agilizar os atendimentos de munícipes que cumprem critérios de prioridade para a realização de exames preventivos de câncer de mama e de próstata.

No dia 7/3, a Secretaria de Saúde promoveu o lançamento do Passaporte da Mulher, no Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm), e agora lança o do homem. Serão ofertados duzentos passaportes no total, sendo cem para mulheres e cem para homens. 

Além das consultas no CME, o Caesm também estará aberto neste sábado, com oferta de 32 consultas e 57 exames, entre mamografia, Raio X e densitometria. Já no Centro de Diagnóstico/Hospital Dia, a oferta será de 257 exames, entre os quais ecocardiograma, elastografia, eletroencefalograma, endoscopia, holter, raio-x, tomografia e ultrassonografia. Em ambos os serviços, o horário de atendimento será das 7h às 13h. 

Olhar Solidário

Ainda no sábado, será realizada a primeira entrega de óculos do projeto Olhar Solidário, realizado pelo Fundo Social e a rede Mercadão dos Óculos, com a parceria das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Comunicação e Esportes e Lazer. 

A Saúde realizou mutirão de consultas oftalmológicas em fevereiro, atendendo 661 crianças. Dessas, 343 saíram com a receita de óculos, que serão entregues pela empresa parceira. A entrega será na Praça Rui Barbosa, a partir das 10h.

Passaporte do Homem

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, sendo que 75% deles ocorrem a partir dos 65 anos. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Ele é responsável por cerca de 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de pulmão.

O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue que ajuda a rastrear o câncer de próstata. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.  O diagnóstico precoce aumenta assim a chance de sucesso no tratamento.

O “Passaporte do Homem” irá viabilizar num período de 30 dias o atendimento especializado a cerca de cem pacientes com idade entre 60 e 70 anos, aguardando consulta com o urologista, com alta e média prioridade.

O passaporte irá registrar os atendimentos, desde a suspeita diagnóstica até a elucidação. Caso sejam constatadas alterações nos exames, o paciente será encaminhado ao tratamento.

Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira

Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste

Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis

Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio

Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis

Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos

GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha

Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente

Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista

Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo

Governo de SP lança edital do Programa Moradia Segura para policiais e agentes de segurança pública

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados