A Secretaria de Saúde iniciará os atendimentos do “Passaporte do Homem” neste sábado, 15/3, no Centro Médico de Especialidades (CME). O serviço estará aberto das 7h às 13h, com oferta de 164 consultas médicas, em diferentes especialidades, incluindo urologia. Todos os pacientes já estão agendados e devem comparecer ao serviço, levando o documento de identificação e a guia de referência.
O Passaporte da Saúde é uma campanha da Prefeitura de Rio Preto, realizada durante o mês de março, com o objetivo de agilizar os atendimentos de munícipes que cumprem critérios de prioridade para a realização de exames preventivos de câncer de mama e de próstata.
No dia 7/3, a Secretaria de Saúde promoveu o lançamento do Passaporte da Mulher, no Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm), e agora lança o do homem. Serão ofertados duzentos passaportes no total, sendo cem para mulheres e cem para homens.
Além das consultas no CME, o Caesm também estará aberto neste sábado, com oferta de 32 consultas e 57 exames, entre mamografia, Raio X e densitometria. Já no Centro de Diagnóstico/Hospital Dia, a oferta será de 257 exames, entre os quais ecocardiograma, elastografia, eletroencefalograma, endoscopia, holter, raio-x, tomografia e ultrassonografia. Em ambos os serviços, o horário de atendimento será das 7h às 13h.
Olhar Solidário
Ainda no sábado, será realizada a primeira entrega de óculos do projeto Olhar Solidário, realizado pelo Fundo Social e a rede Mercadão dos Óculos, com a parceria das Secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Comunicação e Esportes e Lazer.
A Saúde realizou mutirão de consultas oftalmológicas em fevereiro, atendendo 661 crianças. Dessas, 343 saíram com a receita de óculos, que serão entregues pela empresa parceira. A entrega será na Praça Rui Barbosa, a partir das 10h.
Passaporte do Homem
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, sendo que 75% deles ocorrem a partir dos 65 anos. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Ele é responsável por cerca de 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de pulmão.
O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue que ajuda a rastrear o câncer de próstata. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal. O diagnóstico precoce aumenta assim a chance de sucesso no tratamento.
O “Passaporte do Homem” irá viabilizar num período de 30 dias o atendimento especializado a cerca de cem pacientes com idade entre 60 e 70 anos, aguardando consulta com o urologista, com alta e média prioridade.
O passaporte irá registrar os atendimentos, desde a suspeita diagnóstica até a elucidação. Caso sejam constatadas alterações nos exames, o paciente será encaminhado ao tratamento.
Jovem de 26 anos morre após ser arremessada de garupa de moto em Araçatuba
Hospital Unimed Araçatuba realiza ação para alertar sobre riscos da radiação em exames de imagem
62% não buscam médico no País quando precisam, diz pesquisa
Morre Antonio Cesar Salibe, fundador da Udop, em Araçatuba
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
Vacina do HPV está disponível dos 9 aos 19 anos e terá campanha reforçada
Capital registra queda de 13% nas mortes no trânsito em março
São Paulo apresenta primeiro túnel imerso do Brasil entre Santos e Guarujá
Após derrota do Botafogo, telefone de John Textor é vazado e torcedores cobram saída de técnico
Seleção feminina disputa amistosos com o Japão
Rio e Niterói apresentam logomarca da candidatura ao Pan de 2031
Taekwondo paralímpico: Brasil encerra torneio em Taiwan com 4 medalhas
Compartilhe