Um empresário de 60 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (22), em São José do Rio Preto, após ser condenado por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão e envolvimento em desmatamento ilegal de milhares de hectares. A ação foi realizada por policiais civis da DEIC - D5, através do Grupo de Operações Especiais (GOE), e resultou no cumprimento de um mandado de prisão contra E.B.M., proprietário de uma grande fazenda localizada em Novo Progresso, no estado do Pará.
O acusado foi detido na Estância Recreio, em Rio Preto, no momento em que saía de sua residência. A ação policial foi coordenada pela DEIC - D5 de São Paulo e contou com o apoio de ações de inteligência e monitoramento. Segundo as autoridades, o empresário é considerado um dos casos mais graves da região do Pará, com histórico de exploração de trabalhadores e crimes ambientais.
E.B.M. integra a “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que foi atualizada em 7 de outubro deste ano. Esse cadastro inclui 700 empregadores autuados por trabalho escravo em todo o Brasil. Na mesma data, ele foi condenado a cinco anos de reclusão em regime semiaberto. O empresário era um dos 37 nomes relacionados a fiscalizações realizadas no Pará, envolvendo crimes ambientais e exploração laboral.
Após a prisão, E.B.M. foi conduzido à carceragem e aguarda a realização de uma audiência de custódia, onde serão definidos os próximos trâmites legais relacionados à sua pena.
Qualifica SP prorroga inscrições para mais de 1,1 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos
Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos
Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite
Moraes mantém prisão de Braga Netto
Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025
Polícia de Araçatuba prende 10 suspeitos de aplicar golpes milionários em idosos
Vencedores do Concurso de Desenho da GS Inima SAMAR já foram escolhidos
São José do Rio Preto vira Arquidiocese e ganha mais destaque no cenário religioso
Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba
Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades
INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados
Compartilhe