25/05/2023 • 12:32:14

Empresário que liderava organização criminosa que furtava e roubava gados no Noroeste Paulista é preso

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, prendeu na manhã da quinta-feira (25) um pecuarista e empresário do setor de distribuição de carnes apontado como líder de uma organização criminosa especializada no furto e roubo de gados que tinha como alvo propriedades rurais do Noroeste Paulista.

Segundo informações da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC), o homem foi encontrado no sítio da família dele, em Mirassol (SP). Para cumprir os dois mandados de prisões preventivas expedidos pela Justiça de SP, a DIG deflagrou uma operação que contou com todos os seus policiais civis e o apoio de outras subunidades da DEIC, como a Delegacia de Homicídios e também o Grupo de Operações Especiais, o GOE.

Os policiais fizeram um cerco em todas as casas próximas da propriedade e prenderam o bandido. Ele foi encaminhado para a carceragem da DEIC.

A INVESTIGAÇÃO

As investigações iniciaram a partir de um roubo em uma propriedade rural em José Bonifácio (SP). Durante os anos de 2020 e 2021, a DIG notou um acréscimo considerável na quantidade de roubos e furtos de gados em sítios e fazendas. Em algumas das ações o bando, portando armas de fogo, rendia os moradores causando terror às vítimas. Algumas delas eram crianças que estavam com os pais.

A partir das ocorrências, a Delegacia Especializada iniciou uma série de ações para identificar e prender os envolvidos, além de recuperar os animais, veículos e materiais roubados.

Durante os trabalhos, a polícia prendeu em 2021 pessoas envolvidas e recuperou 150 cabeças de gado. Foram apreendidos 7 caminhões e carretas utilizadas no transporte ilegal, além de 2 carros utilizados pelos “olheiros” que selecionavam as vítimas. À época, houve uma grande operação policial nas cidades paulistas de Guaiçara, Lins, José Bonifácio, Mirassol e Ouroeste. 

EMPRESÁRIO E CRIMINOSO

A Polícia Civil explicou que uma organização criminosa como essa, com divisões de tarefas e métodos profissionais de agir, sempre tem um destinatário para tanto gado subtraído. Os policiais, ao aprofundar as investigações, suspeitaram que o pecuarista e empresário seria o destinatário dos animais. Inclusive, o conjunto de provas levantadas na investigação apontou que ele seria o coautor de um assalto a uma propriedade rural de Borborema (SP) ao garantir aos executores do crime a compra dos bovinos.

Além disso, ainda segundo a Polícia Civil, havia indícios de que ele comprava gado por preço abaixo do mercado do subtraído de outras vítimas, caracterizando em tese a receptação qualificada.

Portanto, de acordo com a DEIC, ficou comprovado que o homem agia liderando os outros criminosos. A prisão do homem encerra uma longa investigação que fez cair drasticamente os roubos e furtos de gados na região de Rio Preto.

Governo decide adiar 'Enem dos concursos' devido às chuvas no Rio Grande do Sul

Moraes manda soltar Mauro Cid e mantém sua delação de pé

Campanha recebe água, alimento e itens de higiene e limpeza para o RS

PM prende grupo suspeito de torturar e roubar casal na área rural de Tanabi

'Ainda não estou bem', desabafa Belo sobre separação de Gracyanne Barbosa

Câmara de SP aprova e Nunes sanciona projeto que viabiliza privatização da Sabesp

Virgínia Fonseca mostra 'barriguinha' do novo baby, José Leonardo

Adriane Galisteu lembra os 30 anos sem Ayrton Senna

Mel Lisboa recebe a 'bênção' de Roberto de Carvalho em espetáculo sobre Rita Lee

Dra. Paola Marconi tira dúvidas sobre harmonização e plástica gengival no “Programa da Mira”

Motociclista de 60 anos morre após acidente de trânsito em Presidente Prudente

MP denuncia, por feminicídio, marido que matou mulher com tiro na cabeça em Bálsamo

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados