13/05/2024 • 13:57:44

Escolas municipais superam média estadual do Índice de Excelência Educacional e apresentam alto desempenho

DA REDAÇÃO


 

As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal da Estância Turística de Olímpia se destacaram no Índice de Excelência Educacional – IEE, criado pelo Governo do Estado para avaliar o ensino.

Ao todo, oito das 10 unidades de Ensino Fundamental superaram o índice do Estado, em 2023, que foi de 6,31, apresentando pontuação acima da média estabelecida. Além disso, todas todas as escolas registraram alto desempenho, ou seja, notas acima de 6.0.

O IEE - Índice de Excelência Educacional analisa as notas obtidas no SARESP em escolas municipais que ofertam o Ensino Fundamental de Anos Iniciais e é utilizado para fundamentar a meta para Premiação de Excelência Educacional - Programa Alfabetiza Juntos. O índice foi calculado com base nas médias de proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ponderada pelo total de alunos participantes do SARESP 2023 e vinculado à taxa de aprovação da escola no fluxo escolar do estado de São Paulo.

Para incentivar ainda mais a educação no estado, o Governo de SP anunciou que, para o próximo ano, vai reconhecer resultados de escolas municipais com um prêmio de excelência educacional, destinando recursos financeiros às unidades ganhadoras. O resultado do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) será balizador para o pagamento. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Educação, Renato Feder. O prêmio é um dos pilares do Alfabetiza Juntos SP, parceria do Estado com municípios, que tem como objetivo alfabetizar 90% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental até 2026, programa do qual o município de Olímpia fez adesão.

Assim, cada escola que atingir a meta de alfabetização, o IEE, receberá R$ 100 por aluno. A premiação começará a vale rem 2025, para as escolas que atingirem as médias, com base nas notas de estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental no Saresp deste ano, a ser aplicado no fim do segundo semester de 2024.

As metas serão individuais para cada escola, levando em consideração a evolução das notas na comparação com o Saresp de 2023 e o Saresp de 2024 e, assim, sucessivamente pelos próximos anos; o Índice de Excelência Educacional (IEE), que considera as médias de proficiência em língua portuguesa e matemática com o fluxo escolar; a complexidade e o tamanho de cada escola; o grau de vulnerabilidade; o histórico de notas no Saresp; e se o regime da escola é parcial ou integral.

“Recebemos com orgulho mais essa avaliação positiva da nossa Educação em Olímpia. Esse sucesso é resultado de um trabalho incansável e comprometido dos professores e gestores, bem como o investimento em sistema de ensino, tecnologia e materiais complementares”, avaliou a secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha.

 

Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)

DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa

Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)

Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP

PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"

Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)

Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)

Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva

Iza posta look para o Grammy Latino em Miami

Famílias formadas por pretos e pardos representam 48% dos atendidos pela CDHU

Militar preso pela PF roubou dados de engenheiro para golpe de Estado

Homem é preso com cocaína escondida em casa e carro em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados