O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) alerta a população do estado de São Paulo para a vacinação contra o sarampo, após a capital confirmar, neste mês de outubro, dois casos importados da doença. São dois pacientes adultos, uma mulher de 35 e um homem de 37 anos, que possuem histórico recente de viagem ao exterior.
“O sarampo é uma doença viral, altamente transmissível, que pode ter uma apresentação grave e até levar à morte. A transmissão ocorre pela tosse, fala, espirro ou pela aspersão de gotículas de saliva de uma pessoa doente. A vacinação é a maneira mais efetiva de evitar a infecção”, explica a diretora do CVE, Tatiana Lang.
Como uma das medidas de prevenção, a SES emitiu um alerta aos profissionais de saúde para atenção aos casos de febre com manchas pelo corpo, para verificarem se são suspeitas de sarampo e, se necessário, implementação oportuna das medidas de controle, além de recomendar a vacinação contra o sarampo, além de buscas ativas de casos.
A detecção do vírus em qualquer lugar do Estado alerta a população sobre o risco de transmissão local e de disseminação para novas áreas.
“Ao viajante que retorna, deve manter a atenção ao aparecimento de sintomas em até 21 dias. Caso apresente febre e vermelhidão na pele, evite o contato com outras pessoas, até ser avaliado por um profissional da saúde”, informa a diretora.
Vale lembrar que na rotina dos serviços de saúde, todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade têm indicação para serem vacinadas contra o sarampo. Adolescentes e adultos não vacinados ou com esquema incompleto devem iniciar ou completar o esquema vacinal de acordo com a situação encontrada.
SINTOMAS
– Exantema (manchas vermelhas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°);
– Tosse seca;
– Irritação nos olhos (conjuntivite);
– Nariz escorrendo ou entupido.
VACINA 100 DÚVIDAS
Neste mês de outubro, o Governo de SP lançou uma campanha publicitária para esclarecer dúvidas sobre a vacinação, com o slogan “Tá com dúvidas sobre vacinas? Chama o VARcina”. Inspirada no sistema que auxilia árbitros de futebol, a ação promove o site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/, que oferece respostas simples sobre as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e no calendário vacinal.
Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
Compartilhe