O verão e as férias de final de ano chegaram e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) alerta sobre os cuidados com a pele contra o câncer. De janeiro a outubro deste ano, o estado registrou 1.131 óbitos pela doença, 5% a menos quando comparado com o mesmo período de 2023. Em todo o ano de 2023, foram registrados 1.292 óbitos por neoplasia de pele. Apesar disso, é importante manter a atenção com a exposição ao sol e análise de questões genéticas.
A campanha do Dezembro Laranja reforça a prevenção e detecção precoce da doença que mais acomete os brasileiros. Durante a estação, as atividades realizadas ao ar livre e a exposição excessiva aos raios solares aumentam, gerando uma preocupação com o maior órgão do corpo humano.
Os sinais do câncer de pele são mais frequentes em pessoas de meia idade, e os tipos mais comuns são devido a queimaduras solares ou exposição cumulativa durante a vida. Por isso, é preciso ficar atento com a exposição ao sol desde a infância.
Entre as manifestações da doença estão o crescimento de lesão elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida na pele; existência de pinta preta ou castanha que mude de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; aparecimento de mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
“A prevenção do câncer de pele é possível por meio da conscientização das medidas de proteção solar e avaliação clínica das pintas ou sinais que aparecem pelo corpo. Para isso, é preciso evitar exposição prolongada ao sol no intervalo entre 10 e 16 horas e usar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais, reaplicado a cada duas horas”, afirma a médica dermatologista do Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP), Ana Flávia Borges.
O cuidado deve ser redobrado com as crianças, porque a exposição exagerada ao sol nos primeiros 20 anos de vida é decisiva para o aparecimento do câncer na meia idade. Apesar do maior risco infantil, é preciso ficar atento ao histórico familiar, já que o câncer de pele pode ter mutações genéticas que aumentam o risco de desenvolvê-lo.
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis
Compartilhe