06/06/2023 • 16:45:27

Estado de SP tem baixa de quase 100 policiais civis por mês, afirma sindicato

DA REDAÇÃO



Nos últimos cinco meses, o Estado de São Paulo perdeu em seus quadros 486 policiais civis. É o que revela o Defasômetro, ferramenta do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) que contabiliza, mês a mês, a defasagem nos quadros da Polícia Civil paulista, por morte, exoneração e aposentadoria.

Agora, são 16.653 homens e mulheres a menos trabalhando na instituição, e sem a previsão de substituição imediata. 
Sem a realização de novos concursos públicos, nem a conclusão dos que já estão em andamento desde a gestão anterior do Palácio dos Bandeirantes, se amplia o déficit da Polícia Civil, que hoje está em 38,5%. Para se ter uma ideia, dos 41.912 cargos existentes na instituição, 28.294 estão ocupados, segundo o levantamento do Sindpesp tabulado no último dia 31 e que sinaliza 16.653 posições vagas. 

Em janeiro deste ano, eram 16.293 policiais a menos na ativa. Naquele mês, ocorreram 126 desligamentos. Já em fevereiro, foram 78; seguidos de 36 em março, 126 em abril, e 120 em maio. 

Segundo a delegada Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp, as exonerações (desligamentos), as aposentadorias e os óbitos há anos não são preenchidos de imediato por novas admissões, fazendo com que o déficit se agrave, mês a mês:

"Se levarmos em conta a média, são quase 100 policiais civis a menos por mês trabalhando no estado de São Paulo, em diversas funções: de escrivão a delegado, de investigador a papiloscopista, só para citar algumas. Essa falta de recursos  humanos prejudica o trabalho da Polícia Judiciária no andamento de inquéritos, em investigações de todo tipo de crime, e no atendimento à população nas Delegacias das cidades paulistas", analisa. 

No mais novo levantamento do Sindpesp, do total de cargos vagos, o maior número é de investigadores - são 4.136 a menos, quando deveriam estar na ativa 11.957. Para agentes policiais, o déficit é de 1.615. Faltam, ainda, 989 delegados: 

“Assistimos, há anos, o desmonte da estrutura da Polícia Civil, com baixas remunerações e falta de recursos materiais, entre outros problemas. Por tudo isso, é fundamental e urgente a valorização dos profissionais da instituição, para que permanecem na carreira, bem como a abertura de concursos públicos, para que o Estado, ao menos, comece a reverter este cenário", pontua Jacqueline.



Novos concursos

A expectativa do Sindpesp é de que, ainda no segundo semestre deste ano, sejam publicados editais de um novo concurso da Polícia Civil paulista, para o preenchimento inicial de 3,5 mil vagas. O certame é aguardado pela categoria desde o fim de 2022.

As vagas são para nível superior. Entre os cargos estão os de investigador, escrivão, delegado de Polícia, médico-legista e perito criminal.

O reajuste anunciado recentemente pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), de 18% em média para a Polícia Civil e válido a partir de agosto próximo para os holerites, deve beneficiar os novos aprovados.
O último concurso da Policia Civil, aberto no ano passado, para 2.939 vagas, ainda está em andamento e sem previsão de conclusão e de contratação.
 

Justiça do RJ decide soltar Lucas Dib, acusado de cárcere privado e estupro de rio-pretense

Polícia Civil usa tecnologia 3D em reconstituição de atropelamento em Guapiaçu

Azul recebe doações para o RS em 160 aeroportos e nas lojas da Azul Viagens

Fator Zubeldía: veja cinco pontos que explicam mudança do São Paulo com o treinador

Janja adota cadela resgatada das enchentes no RS: 'Vou levar a Esperança'

Entidade médica alerta para risco de leptospirose no RS e sugere formas de prevenção

Grande Porto Alegre terá enchente por ao menos mais 10 dias; área tem moradores ilhados

Receita Federal detecta quase 100 kg de cocaína em bagagens, em aeroporto

Gracyanne Barbosa faz post suspeito após parar de seguir Belo nas redes sociais

Bruno Mars diz que quer comemorar aniversário no Brasil em outubro durante turnê

Artistas se organizam para promover show solidário em prol das vítimas da enchente no RS; veja quem

Eleitor tem dois dias para regularizar título e poder votar nas eleições municipais de 2024

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados