30/08/2023 • 15:45:30

Estado vai doar 250 armas para a Guarda Municipal de Rio Preto

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



O secretário estadual da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou nesta quarta-feira, dia 30, que o governo vai viabilizar, nos próximos meses, a aquisição de pelo menos 250 armas para equipar os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O anúncio aconteceu em São Paulo, logo após reunião do secretário com o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.

O encontro também contou com a presença do secretário de Segurança Pública de Rio Preto, Jean Charles Serbeto, e o deputado estadual Itamar Borges. “É um pleito justo e necessário, que nós vamos atender até o fim do ano ou, no mais tardar, no início de 2024. Além de equipar, nós vamos padronizar o equipamento, o que é muito importante”, afirmou Derrite.

O pedido é de doação à Administração Municipal de pistolas semiautomáticas, calibre .40 S&W, marca IMBEL, Modelo MD6. Com isso, todos os 226 agentes da GCM poderão utilizar o armamento durante o período de trabalho.

“Nós trouxemos ao secretário Derrite uma visão panorâmica dos projetos que temos em andamento na nossa cidade e ouvimos dele a disposição em criar parcerias para iniciativas como a Muralha Digital e a ampliação Central de Monitoramento”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.

O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jean Charles Serbeto, afirma que a implantação será um processo. “Só a tramitação para a chegada desse armamento deve durar uns três meses e, além disso, teremos uma fase de preparação e realização de exames psicológicos dos agentes da corporação, que é condição fundamental”, diz o secretário.

Por iniciativa própria, mediante decisões judiciais, 80% dos agentes já usam armas. Capacitados e municiados pelo município, todos os guardas contam com armas de eletrochoque, espargidores de gás pimenta e dispositivos de gás lacrimogêneo.

Muralha Digital

Além da questão do armamento, outro tema que também foi discutido durante a reunião foi a criação da Muralha Digital – sistema integrado de câmeras capazes de identificar veículos em situação irregular (alvo de roubos e furtos, por exemplo) assim que entram na cidade.

Concluído, o sistema permitirá acesso simultâneo às imagens por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Com isso, será possível a abordagem pela equipe que estiver mais próxima do local.

Adolescente morre ao sofrer queda no Thermas dos Laranjais, em Olímpia

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue

Polícia Civil indicia mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves

Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados

Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas

Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios

Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi

Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados