30/08/2023 • 15:45:30

Estado vai doar 250 armas para a Guarda Municipal de Rio Preto

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



O secretário estadual da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou nesta quarta-feira, dia 30, que o governo vai viabilizar, nos próximos meses, a aquisição de pelo menos 250 armas para equipar os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O anúncio aconteceu em São Paulo, logo após reunião do secretário com o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.

O encontro também contou com a presença do secretário de Segurança Pública de Rio Preto, Jean Charles Serbeto, e o deputado estadual Itamar Borges. “É um pleito justo e necessário, que nós vamos atender até o fim do ano ou, no mais tardar, no início de 2024. Além de equipar, nós vamos padronizar o equipamento, o que é muito importante”, afirmou Derrite.

O pedido é de doação à Administração Municipal de pistolas semiautomáticas, calibre .40 S&W, marca IMBEL, Modelo MD6. Com isso, todos os 226 agentes da GCM poderão utilizar o armamento durante o período de trabalho.

“Nós trouxemos ao secretário Derrite uma visão panorâmica dos projetos que temos em andamento na nossa cidade e ouvimos dele a disposição em criar parcerias para iniciativas como a Muralha Digital e a ampliação Central de Monitoramento”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.

O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jean Charles Serbeto, afirma que a implantação será um processo. “Só a tramitação para a chegada desse armamento deve durar uns três meses e, além disso, teremos uma fase de preparação e realização de exames psicológicos dos agentes da corporação, que é condição fundamental”, diz o secretário.

Por iniciativa própria, mediante decisões judiciais, 80% dos agentes já usam armas. Capacitados e municiados pelo município, todos os guardas contam com armas de eletrochoque, espargidores de gás pimenta e dispositivos de gás lacrimogêneo.

Muralha Digital

Além da questão do armamento, outro tema que também foi discutido durante a reunião foi a criação da Muralha Digital – sistema integrado de câmeras capazes de identificar veículos em situação irregular (alvo de roubos e furtos, por exemplo) assim que entram na cidade.

Concluído, o sistema permitirá acesso simultâneo às imagens por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Com isso, será possível a abordagem pela equipe que estiver mais próxima do local.

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados