24/01/2024 • 16:35:00

Estímulo na China estimula alta do Ibovespa pelo 2º pregão, rumo aos 129 mil pontos

ESTADÃO CONTEÚDO

O otimismo dos mercados internacionais estimula alta do Ibovespa nesta quarta-feira, 24, que tenta dar sequência a um segundo pregão seguido de valorização. Na terça-feira, subiu 1,31%, fechando aos 128.262,52 pontos.

O bom humor externo espelha o corte no depósito compulsório bancário e de outras taxas na China. A medida deve injetar cerca de 1 trilhão de yuans, o que equivalente a US$ 141 bilhões, na economia, que tem mostrado alguns solavancos.

"Como tem sinais de uma China melhor, o Brasil se beneficia", afirma Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Claritas, ponderando que a reação positiva dos ativos ainda não pode ser vista como tendência.

"As medidas ajudam no dia a dia, reflete no minério e nos mercados emergentes. O principal responsável é o fator China, mas ainda é preciso esperar, tem muita coisa para acontecer", completa Ashikawa, no sentido de ver se de fato a economia chinesa reagirá, bem como os ativos seguirão avançando.

Como destaca a Guide Investimentos em nota, o estímulo chinês gerou um efeito cascata, elevando o valor de ativos variados, desde bolsas de valores até moedas de países emergentes e metais

Na esteira do anúncio, a bolsa de Hong Kong encerrou a sessão desta quarta-feira com ganhos de 3,56%. O minério de ferro fechou em alta de 1,77%, em Dalian. As ações da Vale responde em alta de cerca de 2,00%, assim como as da Petrobras, só que em menor magnitude - em torno de 0,50%, perto das 11 horas. O petróleo, por sua vez, avançava cerca de 0,60%.

As bolsas europeias avançam ainda em meio a dados de atividade e os índices futuros de ações norte-americanos também sobem por balanços, como o da Netflix, cujas ações da empresa americana dispararam em meio ao crescimento na base de assinantes.

A agenda é esvaziada no Brasil e traz, nos Estados Unidos, a divulgação das prévias dos índices de gerentes de compras (PMIs), além dos balanços da Tesla, IBM e AT&T, após o fechamento dos mercados.

Na Europa, cita a Guide, o mercado também foca a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), amanhã, enquanto no Brasil, nas projeções do IPCA-15, na sexta-feira. Nos EUA, a expectativa é pela divulgação da primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre do país na quinta-feira e do índice de preços dos gastos com consumo pessoal (PCE), na sexta-feira.

"A China é o foco e agora o mercado ficará de olho nos sinais da política monetária dos Estados Unidos, ver se haverá algum sinal a partir dos indicadores que sairão", diz Ashikawa, da Claritas.

No Brasil, as atenções continuam nas questões fiscais. Em meio a críticas após o anúncio do novo plano industrial do governo, hoje, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o novo programa da indústria nada tem a ver com a questão fiscal.

Às 11h09, o Ibovespa subia 0,92%, aos 129.445,69 pontos, na máxima, ante mínima aos 128.275,09 pontos, 

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados