No último dia 26 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, data dedicada a debater questões relacionadas à necessidade da igualdade de gênero, e também celebrar as conquistas femininas até o momento. A data é uma homenagem à aprovação da 19ª emenda da Constituição Americana, em 1920, que concedeu às mulheres estadunidenses o direito ao voto. Entretanto, apesar das transformações e avanços, segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero - 2023 do Fórum Econômico Mundial, ainda serão necessários mais de 131 anos para que se eliminem as disparidades de gênero.
Segundo o relatório, houve uma queda de 0,3 ponto percentual das desigualdades gerais de gênero, quando comparado aos dados de 2022. Conforme o estudo, o progresso observado é atribuído, especialmente, à eliminação de pelo menos 95% de diferença nos níveis educacionais; à redução das diferenças relacionadas à participação e oportunidade econômica em 60,1%; e, por fim, à diminuição da diferença de empoderamento político em 22,1%
A Islândia é o país apontado como detentor da maior igualdade de gênero do mundo, pelo período de 14 anos consecutivos, tendo eliminado em mais de 90% as desigualdades de gênero.
Em reflexão sobre de que maneira a celebração do Dia Internacional da Igualdade Feminina pode ensejar uma busca por maior paridade de gênero no ambiente corporativo, a empresária e profissional da área de tecnologia Cristina Boner afirma que data serve como um lembrete importante sobre a persistente desigualdade de gênero em muitas esferas da vida, incluindo o ambiente de trabalho
“A celebração da igualdade feminina pode ser usada como um momento para pressionar as empresas e governos a adotarem políticas e legislações que promovam a igualdade de gênero”, diz. “Isso pode incluir campanhas de criação de leis que combatam a discriminação de gênero no local de trabalho e promovam a transparência salarial ”
Na análise das quatro dimensões principais consideradas pelo relatório - participação econômica e oportunidade, nível de educação, saúde e sobrevivência, e empoderamento político -, o Brasil ocupa este ano o 57º lugar, com melhoras expressivas em relação a 2022, ano em que esteve na posição 94. Os números nacionais que tiveram destaque foram nas oportunidades educacionais e de saúde, mas a disparidade de gênero se mantém intensa na participação política e econômica.
Cristina assegura que as mulheres continuam sub-representadas em cargos de liderança em empresas no Brasil, e defende que o avanço na questão da igualdade de gênero, especialmente no meio empresarial, requer uma combinação de esforços e mudanças em diversas áreas. “É necessário promover a diversidade em todos os níveis hierárquicos e implementar programas de desenvolvimento de liderança para mulheres”, declara a empresária.
Ainda no ambiente corporativo, Boner acredita na importância de sensibilizar as pessoas para a importância da igualdade de gênero e para os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras e pressionar por mudanças institucionais. “E também é fundamental que as empresas adotem políticas rigorosas de combate ao assédio sexual e à discriminação de gênero no local de trabalho. Isso inclui criar canais de denúncia eficazes e garantir que todas as denúncias sejam tratadas com seriedade”, conclui a profissional.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe