13/06/2025 • 15:46:30

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal

AGÊNCIA BRASIL



Policiais federais prenderam, na manhã desta sexta-feira (13), o ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado. Suspeito de participar de suposta tentativa de emissão de um passaporte português para que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, deixasse o Brasil, Machado foi detido no Recife (PE), por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte também autorizou os agentes federais a realizarem buscas e apreenderem documentos em endereços de Cid, em Brasília. Inicialmente, o STF tinha autorizado que Cid também fosse detido, mas revogou o mandado de prisão pouco antes de a PF cumpri-lo. Mesmo assim, o tenente-coronel foi conduzido à sede da Polícia Federal (PF), na capital federal, para prestar depoimento.

Em nota, a PF se limitou a confirmar o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, sem citar nomes. Contatada pela reportagem, a assessoria pessoal de Machado disse aguardar orientações dos advogados do ex-ministro para se manifestar acerca da prisão. Já o Partido Liberal (PL), ao qual Machado é filiado, informou que está acompanhando “com atenção” as informações sobre a detenção do ex-ministro e que aguarda mais esclarecimentos sobre o caso.

Empresário e sócio-proprietário de uma pousada de luxo em um destino paradisíaco de Alagoas, a praia de São Miguel dos Milagres, Machado presidiu a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e chefiou o Ministério do Turismo durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019/2022). Entre 2022 e 2024, disputou as eleições para o Senado e para a prefeitura do Recife, mas não conseguiu se eleger.

Sanfoneiro de uma banda de forró que se apresenta profissionalmente, Machado ficou marcado por aparecer tocando seu instrumento durante as transmissões ao vivo que Bolsonaro promovia com membros da equipe de governo.

Segundo o site de notícias G1, na última terça-feira (10) a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao STF a abertura de inquérito para investigar Machado. Ainda de acordo com o G1, a PF afirma ter indícios de que o ex-ministro atuou junto ao Consulado de Portugal no Recife para obter um passaporte português para que Cid deixasse o Brasil.

Consultada pela Agência Brasil, a assessoria da PGR informou que a investigação está em segredo de justiça e que, por isso, detalhes sobre o caso não estão sendo divulgados.

O filho do ex-ministro, Gilson Filho, também se manifestou a respeito da prisão do pai.

“Estou muito triste com isso. O meu pai é um exemplo para mim e me ensinou valores importantes como integridade e família. Nunca cometeu um crime em toda a sua vida. Honro esses ensinamentos e estarei junto dele e da minha mãe, apoiando meus pais neste momento.”

Filhote de pitbull é furtado em São José do Rio Preto e dono pede ajuda para encontrá-lo

Policial militar sofre acidente e tem parada cardíaca na Marechal Rondon

Homem de 66 anos é morto a facadas dentro de casa em Buritama

Argentino encontrado ferido em rodovia de Iepê morre e corpo será levado para a Argentina

Casal é preso em flagrante por latrocínio em Rio Preto

Mulher atropelada por juiz aposentado morre em hospital de Araçatuba

Presidente Prudente inaugura biofábrica de mosquitos com Wolbachia para combater dengue, Zika e chikungunya

Ciclista atropelada por juiz que dirigia com mulher nua no colo está em estado grave

Mulher é flagrada abandonando filhotes nas ruas de Rio Preto; animais serão colocados para adoção

Sucesso de bilheteria, exposição do Chaves no Iguatemi Rio Preto receberá clientes caracterizados para o “Chiquinha Day”

Andradina lidera casos de leishmaniose visceral no Estado de SP em 2025

Unimed Araçatuba abre inscrições para evento sobre amamentação

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados