A Expedição 21 - Programa de Imersão, que incentiva a autonomia de adultos com síndrome de Down, chega à sua sexta edição. Desta vez, a experiência será em território norte-americano, trazendo novos desafios e oportunidades. A imersão ocorrerá de 8 a 15 de novembro, em um condomínio em Orlando, nos Estados Unidos. Os 11 participantes selecionados vêm de diversas regiões do Brasil, incluindo Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste (confira a lista completa abaixo). A escolha dos participantes foi feita pelo Instituto Cromossomo 21, liderado pelo fundador e educador social Alex Duarte, com o apoio de voluntários.
A primeira reunião dos expedicionários é nesta quinta-feira (7 de novembro), no Royal Palm Resort, em Campinas (SP). Lá, acompanhados de seus pais, eles receberão orientações e regras do programa, além de terem o primeiro contato com a equipe, formada por mediadores assistivos e o criador da experiência. No dia 8, os participantes se despedem dos familiares e embarcam para a imersão, com o apoio da Azul Linhas Aéreas, transportadora oficial do programa.
Este ano, além das mentorias voltadas para a independência na vida adulta, os participantes terão a oportunidade de visitar o complexo Sea World Entertainment para atividades com foco empreendedor. Eles também participarão de uma aula especial no complexo Kennedy Space Center, da NASA, ministrada por Frank Costa, Global Sales e Marketing PR.
EXPEDIÇÃO 21
O programa oferece uma experiência inovadora para adultos com deficiência intelectual, fora do ambiente familiar e cotidiano, simulando uma sociedade inclusiva que valoriza e foca nas potencialidades dos participantes. Durante quatro dias, os participantes tomam decisões próprias, resolvem conflitos, criam estratégias, praticam pensamento crítico, e são responsáveis por si e pelos outros. É uma oportunidade única e desafiadora de experimentar a fase adulta com autonomia e responsabilidade.
Desde a primeira edição, em 2018, o programa apresenta resultados animadores para melhorar a qualidade de vida de pessoas com síndrome de Down. Um dos exemplos de sucesso foi a conquista de moradia independente pelo escritor Vinicius Streda. Outros participantes, Isabela e Samuel Sestaro, se conheceram durante a Expedição 21 e hoje estão casados e morando juntos. O projeto também se tornou uma metodologia com validação científica pela Universidade de São Paulo.
PARTICIPANTES
Yasmin Ishida Corrêa (SP), Alice Peres Motta (CE), Isabella Maria Raccioppi Esteves (Santos/SP), Ana Flávia Piovezana (SC), Guilherme Saraiva (BA), Marina Timbó (CE), Sophia Lunardelli (GO), Vitor Araújo (RJ), Thiago Mariante Mayão (RJ), Camilla Aparecida de Souza (Campinas/SP) e Júlia Costa (RS).
Estado de São Paulo tem mais de 23 mil vagas de emprego abertas
Qualifica SP abre 3,5 mil vagas para curso gratuito de Inteligência Artificial em parceria com Google Cloud
Crescimento no número de mulheres empreendedoras em Presidente Prudente impulsiona ações do Sebrae Delas
Secretário de Agricultura de SP visita recinto de exposições para inspeção da estrutura da Feicorte em Presidente Prudente
Expedição 21 leva adultos com síndrome de Down aos EUA para uma imersão de autonomia e inclusão
Defesa Civil alerta para fortes chuvas nos próximos dias e instala gabinete de crise
DIG de Votuporanga prende mulher suspeita de aplicar golpes de R$ 6,5 milhões na região
Polícia Rodoviária apreende quase 700 quilos de maconha após perseguição em rodovia de Taciba
Morre comerciante baleada na cabeça pelo ex-marido em São José do Rio Preto
Araçatuba recebe festival de música instrumental com atrações de jazz, choro e oficinas educativas
Desabamento de passarela deixa quatro trabalhadores feridos em Rio Preto
Marido atira contra ex-mulher e tira a própria vida; filho do casal presencia o crime
Compartilhe