18/01/2024 • 15:05:20

Falsa central de atendimento aplicava golpe por SMS, diz polícia

ESTADÃO CONTEÚDO



Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de São Paulo, prenderam cinco pessoas especializadas em aplicar golpes utilizando mensagens SMS por celular, em ação realizada na quarta-feira, 17. Uma primeira análise aponta que boa parte das vítimas eram pessoas de baixa renda, segundo divulgado pela polícia. A defesa dos suspeitos não foi localizada pela reportagem.

Conforme a investigação, a quadrilha, formada por três homens e duas mulheres, montou uma central de atendimento dentro de um apartamento na Rua Soares Passos, no Jabaquara, na zona sul da cidade de São Paulo, para aplicar golpes.

"Entre o material apreendido tinha uma lista contendo qualificações completas de possíveis alvos, inclusive com a renda pessoal, telefones, endereço, datas de nascimento e outras informações", disse o Deic.

De acordo com a polícia, as mensagens eram recebidas com conteúdo alarmista. "A preocupação da vítima em tentar evitar ser enganada e optar por seguir as orientações enviadas era exatamente o que os criminosos precisavam para concretizar o crime. As informações permitiam a subtração de valores bancários", afirmou.

No local foram recolhidos computadores, celulares, fones de ouvido com microfone, itens utilizados para a realização das ligações. "Também apreenderam um coupé Mercedes Benz 4matic, que custa em média R$ 250 mil, um Hyundai i30 e um motociclo PCX", segundo a investigação.

Os cinco presos foram autuados por associação criminosa e furto qualificado mediante a utilização de dispositivo informático.

Com essa ação, a equipe da 5ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubo a Bancos) contabilizou 13 detenções de operadores de centrais de golpes em 72 horas.

 

Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto

Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto

Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto

Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas

Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo

Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber

Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação

Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto

Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada

Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados