A Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal de São José do Rio Preto resgatou, nesta quarta-feira (30), três cães que haviam sido abandonados em uma casa no bairro Amizade. Os animais foram deixados trancados dentro do imóvel depois que a família se mudou às pressas, sem fornecer água ou comida.
Moradores denunciaram a situação, e uma equipe do Bem-Estar Animal foi até o local com apoio da Polícia Militar. Ao chegarem, constataram que os cães estavam em condições precárias: sem acesso a alimento ou água, em ambiente insalubre e apresentando sinais de desnutrição e estresse. Eles foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário, onde recebem cuidados da equipe técnica do município.
Segundo vizinhos, a mudança repentina da família teria sido motivada por uma denúncia de violência sexual. O padrasto das adolescentes que viviam na casa é suspeito de estuprar as enteadas. A mãe, de acordo com relatos, deixou o local levando as filhas e acompanhando o companheiro, mas abandonou os cães.
RESPONSABILIZAÇÃO
O abandono dos animais será investigado como crime de maus-tratos, previsto no Artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais. A conduta também se enquadra na Lei Municipal nº 13.800/2021, que proíbe o abandono em imóveis, mesmo com abrigo, e estabelece sanções administrativas e cíveis.
A Secretaria do Bem-Estar Animal irá elaborar um laudo técnico sobre o estado dos cães e as condições do imóvel. O documento será encaminhado à Polícia Ambiental, para aplicação das penalidades administrativas, e à Polícia Civil, responsável pela investigação criminal.
Já a denúncia de abuso sexual será apurada pela Delegacia de Defesa da Mulher e pela Vara da Infância e Juventude. O padrasto poderá responder por estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal), enquanto a mãe pode ser responsabilizada por omissão e conivência, enquadrando-se também no artigo 218-B, que trata da satisfação de lascívia mediante a presença de criança ou adolescente. As penas podem ultrapassar 15 anos de prisão.
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação
Veículo de amigos desaparecidos no Paraná é encontrado em bunker, com marcas de tiro e sangue
Polícia Civil indica mais três por envolvimento no feminicídio de Carmen de Oliveira Alves
Beneficiários da Unimed Araçatuba já podem acessar novo aplicativo
Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado
Dino diz que crimes da trama golpista não podem ser anistiados
Unimed Araçatuba participa do Dia Imperdível com condições exclusivas
Defesa Civil emite alerta via “Cell Broadcast” sobre baixa umidade relativa do ar para 111 municípios
Quadrilha furta peças de oito ônibus escolares em Itajobi
Cadela é encontrada com patas traseiras decepadas em Presidente Prudente
PM é atacado com canivete em casa noturna durante a madrugada
Compartilhe