A geração de empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano no Estado de São Paulo foi a menor para o período desde 2020, de acordo com a Pesquisa do Emprego da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (FecomercioSP).
Nos primeiros seis meses do ano, o saldo líquido de vagas celetistas registradas foi de 164.799 no setor de serviços, contra pouco mais de 237 mil no primeiro semestre de 2022. No comércio, a criação foi de 1.676 postos de trabalho, ante geração de 19,5 mil no mesmo período de 2022. Em relação apenas a junho foram 19.774 vagas nos serviços e 4.814 no comércio, de acordo com a entidade.
Na avaliação da FecomércioSP, apesar do resultado para o período ter sido o pior dos últimos três anos, o número de vagas criadas entre janeiro e junho foi maior do que o projetado no início do ano, o que demonstra a resiliência do setor.
A entidade ainda aponta que, especificamente em relação ao comércio, o desempenho da criação líquida de vagas foi mais próximo da estabilidade em função da conjuntura de crédito mais caro e inadimplência e endividamento elevados.
Setores
Nos setores de Serviços, os maiores saldos positivos, segundo a FecomercioSP, foram observados nos segmentos de transporte armazenagem e correio (29.990), educação (29.572) e atividades administrativas e serviços complementares (29.346). Nesses grupos, destacaram-se, respectivamente, os segmentos de transporte rodoviário de carga (18.158 novos empregos), educação infantil e ensino fundamental (21.883) e serviços para edifícios e atividades paisagísticas (16.427).
Já no comércio, reparação de veículos (5.857) e comércio atacadista (8.260) foram os destaques positivos da criação líquida de vagas no período, segundo a FecomercioSP.
Para a segunda metade do ano, a entidade prevê que o pagamento do décimo terceiro salário e as comemorações de fim de ano propiciem um cenário de evolução, ainda que a expectativa seja de que, tanto nos serviços como no comércio, o desempenho seja inferior ao registrado no segundo semestre de 2022.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe