11/12/2023 • 15:45:00

Felipe Nunes e Thomas Traumann lançam livro sobre a polarização política no Brasil e no mundo

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO


 

O cientista político Felipe Nunes e o jornalista Thomas Traumann lançam nesta segunda-feira (11) o livro “Biografia do Abismo”, que explora as causas e as consequências da polarização política no Brasil e no mundo.

"O livro analisa a maior série de pesquisas já feita sobre uma eleição no Brasil para constatar que a polarização política mudou no país e transbordou para o nosso cotidiano. Vamos precisar de muito trabalho para superar o abismo criado entre os dois lados", diz Nunes. 

Biografia do Abismo

A partir da análise de 99 mil entrevistas domiciliares entre 2021 e 2023, os autores traçam um Brasil na beira do despenhadeiro.

O livro alerta que essa polarização extrema está se calcificando, ou seja, as pessoas estão mais firmes no lugar e é mais difícil se afastarem de suas predisposições iniciais. A calcificação significa menos disposição de desertar do seu grupo, romper com o seu candidato a presidente ou até votar no partido oposto. Há, portanto, menos chance de eventos novos e até dramáticos mudarem as escolhas das pessoas nas urnas.Novos eventos tendem a ser absorvidos em um eixo de conflito no qual a identidade desempenha o papel central. Isso significa flutuações menores de ano para ano nos resultados eleitorais.

O paradoxal é que esse estado de enrijecimento das paixões políticas não implica que os resultados eleitorais estejam pré-determinados. As identidades que se associaram ao lulismo e ao bolsonarismo são gigantes e permitem um alto potencial de votos para seus candidatos. Mas os dois movimentos são tão grandes que o resultado tende a ser definido por grupos pequenos, que podem se abster ou optar por um dos lados e, assim, decidir a balança eleitoral. Ao mesmo tempo que enxergamos um país mais enrijecido politicamente, os resultados são mais imprevisíveis.

Felipe Nunes:

Felipe Nunes é Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles . É professor da UFMG. Seus trabalhos acadêmicos sobre desinformação, eleições e metodologia estão publicados nas principais revistas científicas do mundo. É sócio-fundador da Quaest, onde coordenou centenas de pesquisas eleitorais, além de estudos de mercado sobre reputação, consumo e comportamento. Especialista no monitoramento de redes, é o inventor do Índice de Popularidade Digital. Atua como consultor de governos, bancos, empresas de mídia e de varejo.

Thomas Traumann

Jornalista e mestre em ciência política, Thomas Traumann é consultor de risco político, estrategista de comunicação e articulista. Trabalhou nas redações da Folha, Veja e Época, foi porta-voz presidencial e ministro de Comunicação Social do primeiro governo Dilma Rousseff e ajudou na criação da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (ECMI/FGV). É articulista de política da Veja e do Poder360. Autor do livro “O pior emprego do mundo”, sobre o cargo de Ministro da Fazenda e Economia, do e-book “Década de Rupturas”, para o jornal O Globo, e coautor dos livros “Brazil After Bolsonaro. The Comeback of Lula da Silva” e “Biografia do Abismo”.



 

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados