11/10/2023 • 15:58:22

FMI e Banco Mundial: Riscos à economia global se intensificam, como tensões geopolíticas

ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, publicaram comunicado conjunto, no qual afirmam que houve uma intensificação nos riscos à economia global, entre eles tensões geopolíticas. Banga e Georgieva emitiram comunicado conjunto com a ministra da Economia do Marrocos, Nadia Fettah, e a presidente do Banco Central do Marrocos, em meio à realização das reuniões anuais do Fundo e do Banco Mundial em Marrakesh.

As autoridades pedem união global pelo objetivo de se proteger a prosperidade e acabar com a pobreza extrema. "As perspectivas para o crescimento global no médio prazo estão no nível mais baixo em décadas", afirmam, ao mencionar marcas de crises sucessivas, o alto endividamento, dificuldades de financiamento para serviços básicos, do apoio para infraestrutura e ações pelo clima, bem como a crescente pobreza e a desigualdade.

Segundo as autoridades, entre eles Georgieva, o mundo se tornou mais propenso a choques, com mais riscos ao crescimento, ao desenvolvimento, aos empregos e padrões de vida, os quais aprofundam desigualdades dentro e fora dos países. Os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento "têm sido especialmente atingidas", advertem, citando também o crescimento na divergência de renda com as economias avançadas, enquanto o mundo "não está a caminho de eliminar a pobreza extrema até 2030".

As autoridades afirmam que grandes riscos têm mudado, com a ameaça representada pelas mudanças climáticas, crescentes disparidades em renda e oportunidade, bem como tensões geopolíticas que se intensificam. Elas propõem, nesse contexto, a adoção de quatro princípios: dar mais vigor ao crescimento inclusivo e sustentável; reforçar a resiliência global; apoiar reformas transformadoras; e fortalecer e modernizar a cooperação global.

Servidor municipal é assassinado em Santa Fé do Sul

Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto

Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes

Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas

Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto

Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto

Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes

Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira

Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste

Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis

Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados