A Equipe técnica da Força Nacional do SUS chegou a Rio Preto na tarde deste domingo, 9/2. São 14 profissionais que, a partir desta terça-feira, 11/2, estarão na UPA Jaguaré e no Centro de Hidratação para apoiar os atendimentos de dengue.
Nesta segunda-feira, 10/2, esses profissionais se reuniram com os gestores da Secretaria de Saúde e com os demais membros da FN — que já estavam na cidade—, e, em seguida, se deslocaram às UBSs Estoril e São Deocleciano, e às UPAS Norte e Jaguaré, onde conversaram com as equipes locais.
Na terça-feira, 11/2, o grupo técnico da FN-SUS, composto por duas médicas, seis enfermeiros e seis técnicos de enfermagem, começa a auxiliar na assistência a pacientes com dengue na UPA Jaguaré, com fluxo de atendimento separado das demais demandas. Nos próximos dias, a equipe se deslocará para outras unidades, em cronograma a ser definido.
A equipe gestora da Força Nacional chegou a Rio Preto na semana passada. Na sexta e no sábado, foram realizadas visitas diagnósticas a unidades de saúde, enquanto no domingo, os gestores da Secretaria de Saúde e a equipe da FN elaboraram parecer para o Ministério da Saúde, com ações para curto, médio e longo prazo.
O relatório incluiu a necessidade de aporte financeiro para reforçar a estrutura de atendimento de dengue. O atual decreto de emergência em saúde retrata o cenário crítico pelo qual a cidade passa, em decorrência do aumento de casos, com reflexo direto no aumento dos atendimentos.
Em janeiro deste ano, as unidades básicas de saúde e a telemedicina registraram 52.012 atendimentos de dengue, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 716 atendimentos de dengue.
O papel da Força Nacional não é apontar falhas, mas apoiar a reestruturação de fluxos e protocolos, fortalecendo a assistência por meio da atuação direta dos 14 profissionais de saúde. Por ora, não há prazo determinado para a permanência da equipe no município.
Na última sexta-feira (7), o coordenador-geral da FN-SUS, Rodrigo Stabile, já havia anunciado a chegada de recurso de R$513 mil proveniente do Ministério da Saúde para o enfrentamento da dengue. Outros recursos devem ser enviados para os próximos seis meses para execução do plano de ação de combate à dengue, entregue à ministra da saúde Nísia Trindade pelo prefeito Coronel Fábio Candido e o secretário da saúde, Rubem Bottas, durante encontro em Brasília na semana retrasada.
Histórico
A Força Nacional foi criada em 2011. Atua para responder rapidamente a situações emergenciais que afetam a saúde da população. Ela é acionada por estados e municípios quando se esgota a capacidade de reação local. Entre as missões realizadas estão o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS); Rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho; Pandemia de Covid-19; Surtos de dengue e síndromes gripais; Enchentes e deslizamentos em Pernambuco (2022) e na Bahia (2021 e 2022); Fluxo migratório de venezuelanos (Operação Acolhida); Crise de desassistência no território Yanomami; Enchentes como no Rio Grande do Sul (2023 e 2024); Apoio a eventos de massa — Círio de Nazaré, Rio+20, Copa do Mundo, Olimpíadas 2016 e Jogos Mundiais Indígenas; Apoio aos estados e municípios afetados pelas queimadas e secas (2024).
Motorista embriagada anda na contramão, atinge moto e cai em córrego, em Araçatuba (SP)
Motociclista morre em batida na BR-153, em Rio Preto (SP)
Homem é preso com 65kg de crack, em Martinópolis (SP)
Pesquisa mostra que 60% dos estudantes brasileiros têm pavor de falar em público
Congresso do Velho Oeste Paulista reúne especialistas para discutir os avanços na saúde do idoso
Homens são multados em Presidente Prudente (SP) por manter pássaros em cativeiros
Polícia prende dois suspeitos de matar pedreiro a pancadas em Teodoro Sampaio
Começou a funcionar hoje em São José do Rio Preto (SP) mais um centro de hidratação para pacientes com dengue
Polícia de Rio Preto esclarece caso de “roubo de maconha gourmet”
Jales (SP) recebe o maior circuito de mountain bike do Brasil
Estudante sofre trote violento no primeiro dia de aula em São José do Rio Preto (SP)
Declaração de capitais brasileiros no exterior: prazo para 2024 começa em Fevereiro
Compartilhe