Uma força tarefa da Polícia Civil, Ministério Público e a Associação de Combate à Pirataria Digital deflagrou uma operação nesta terça-feira (29) para combater uma das maiores organizações criminosas de pirataria digital do Brasil, que atua no fornecimento ilegal de sinais de TV por assinatura, o chamado “gatonet”.
A Operação "A Firma" é resultado de uma investigação que durou oito meses e identificou que a organização criminosa, que tem sede em Penápolis (SP), era responsável por manter em funcionamento uma sofisticada rede de fornecimento ilegal de conteúdo audiovisual, com ramificações em outros estados e dezenas de milhares de pontos de acesso ilegal espalhados pelo país.
[redes]
Os agentes cumprem, nesta terça, buscas em nove cidades de cinco estados diferentes. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia.
De acordo com a polícia, o chefe da organização criminosa havia sido preso em novembro de 2020 e respondia solto por manter uma gigantesca central de distribuição de conteúdo audiovisual com violação de direitos autorais. "O processo criminal em andamento não impediu a organização criminosa de continuar o seu intento criminoso e o branqueamento desses valores obtidos ilegalmente", diz a nota da Polícia Civil.
BLOQUEIOS
Por conta dos indícios de lavagem de dinheiro, a 2ª Vara Criminal de Penápolis ainda determinou o bloqueio e indisponibilidade de todos os ativos financeiros, incluindo criptoativos de oito pessoas físicas e cinco empresas constituídas para a lavagem de dinheiro. Houve ainda a determinação de bloqueio de dezenas de domínios e IPs utilizados para a manutenção da rede ilegal de streaming.
Ao todo, na região de Araçatuba, 53 policiais civis foram mobilizados para a operação, além de sete policiais técnico-científicos e dois peritos/técnicos da Associação de Combate à Pirataria Digital.
Ainda participaram da operação equipes do Deic de São Paulo, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da Polícia Civil da Bahia, servindo de apoio de mais quatro peritos/técnicos da associação.
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"
Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)
Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)
Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva
Compartilhe