Uma força tarefa da Polícia Civil, Ministério Público e a Associação de Combate à Pirataria Digital deflagrou uma operação nesta terça-feira (29) para combater uma das maiores organizações criminosas de pirataria digital do Brasil, que atua no fornecimento ilegal de sinais de TV por assinatura, o chamado “gatonet”.
A Operação "A Firma" é resultado de uma investigação que durou oito meses e identificou que a organização criminosa, que tem sede em Penápolis (SP), era responsável por manter em funcionamento uma sofisticada rede de fornecimento ilegal de conteúdo audiovisual, com ramificações em outros estados e dezenas de milhares de pontos de acesso ilegal espalhados pelo país.
[redes]
Os agentes cumprem, nesta terça, buscas em nove cidades de cinco estados diferentes. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia.
De acordo com a polícia, o chefe da organização criminosa havia sido preso em novembro de 2020 e respondia solto por manter uma gigantesca central de distribuição de conteúdo audiovisual com violação de direitos autorais. "O processo criminal em andamento não impediu a organização criminosa de continuar o seu intento criminoso e o branqueamento desses valores obtidos ilegalmente", diz a nota da Polícia Civil.
BLOQUEIOS
Por conta dos indícios de lavagem de dinheiro, a 2ª Vara Criminal de Penápolis ainda determinou o bloqueio e indisponibilidade de todos os ativos financeiros, incluindo criptoativos de oito pessoas físicas e cinco empresas constituídas para a lavagem de dinheiro. Houve ainda a determinação de bloqueio de dezenas de domínios e IPs utilizados para a manutenção da rede ilegal de streaming.
Ao todo, na região de Araçatuba, 53 policiais civis foram mobilizados para a operação, além de sete policiais técnico-científicos e dois peritos/técnicos da Associação de Combate à Pirataria Digital.
Ainda participaram da operação equipes do Deic de São Paulo, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da Polícia Civil da Bahia, servindo de apoio de mais quatro peritos/técnicos da associação.
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
Festas juninas arrecadam quase R$ 150 mil para entidades assistenciais de Araçatuba
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Compartilhe