06/06/2023 • 17:28:55

General dos EUA diz que combates na Ucrânia aumentaram e devem continuar por muito tempo

ESTADÃO CONTEÚDO

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Mark Milley, disse nesta terça-feira, 6, que combates na Ucrânia aumentaram, mas alertou contra a leitura excessiva das operações de cada dia. "Há atividade em toda a Ucrânia ocupada pela Rússia e os combates aumentaram um pouco", afirmou Milley, em entrevista exclusiva à Associated Press.

Milley disse que cabe à Ucrânia anunciar se sua campanha de contraofensiva começou formalmente, e destacou que as tropas ucranianas estão prontas para esta luta, mas que os combates tendem a variar. "Haverá dias em que você verá muita atividade e dias em que poderá ver muito pouca atividade. Haverá ações ofensivas e defensivas. Portanto, esta será uma luta com idas e vindas por um tempo considerável", argumentou.

Os EUA e aliados e parceiros têm despejado bilhões de dólares em armas militares na Ucrânia e estabeleceram uma ampla gama de treinamento de combate para que as forças de Kiev possam manter esse equipamento e se preparar para a tão esperada contraofensiva.

Milley falou enquanto as forças ucranianas estão avançando com uma nova onda de combates em trechos ao longo de mais de 1.000 quilômetros da linha de frente no leste e no sul. As tropas estavam se movendo para acabar com o que tem sido um impasse no campo de batalha durante o inverno e perfurar as linhas defensivas russas no sudeste da Ucrânia, após 15 meses de guerra

A onda de combates ocorre depois de um longo inverno de preparação. Olhando para o ano passado, Milley disse que as forças ucranianas defenderam bem seu país desde o início da invasão em fevereiro até meados do verão e, em seguida, realizaram duas operações ofensivas bem-sucedidas em Kharkiv e Kherson.

Milley disse acreditar que o treinamento e as armas fornecidas pelos aliados durante o inverno prepararam a Ucrânia para a próxima luta.

"Muito treinamento foi feito nisso, muitos suprimentos, muita munição foi fornecida por outros países, além dos Estados Unidos", disse Milley. "Eles estão treinando agora, pensamos muito bem em operações de armas combinadas. Então, acho que estão preparados para o que acham que precisam fazer, não importa o tipo de operação que executem."

Campanha Araçatuba Limpa chega à última etapa neste sábado com coleta em oito bairros

Mulher é flagrada com mais de 1 kg de maconha nos sapatos em ônibus na Raposo Tavares

Ação contra leishmaniose promove troca de coleiras em escolas de Araçatuba

Zatti Saúde assume atendimentos em saúde mental em Araçatuba

Sabor de São Paulo: festival gastronômico celebra a riqueza do interior paulista em Araçatuba

Araçatuba terá 1ª Corrida “Juntos pelo Autismo” no dia 20 de abril

Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes

Após primeiras colheitas, Conab confirma estimativa de safra recorde

Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril

Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo

Quadrilha do falso empréstimo é desarticulada após prejudicar servidores públicos

Ataques de abelhas causam duas mortes em menos de uma semana na região

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados