Uma engenharia simples, mas que causou um prejuízo de R$ 300 mil em apenas uma instituição bancária e dezenas de pessoas vítimas de um golpe curioso usando fotos em manequins para burlar o sistema de reconhecimento facial de um banco.
O homem suspeito de praticar os crimes ainda é procurado pela polícia. Antes, porém, os agentes foram à casa do estelionatário, em Barueri (SP), e apreenderam máquinas de cartões, documentos falsos e o personagem principal dos golpes: o manequim.
O golpista usava as fotos das vítimas, encontradas aleatoriamente em redes sociais ou na internet, imprimia e colava no objeto de plástico, simulando uma pessoa real. Com isso, burlava o sistema que identifica o rosto das pessoas nos aplicativos bancários, já que havia a forma e silhueta de pescoço e ombros, em tamanho real, mas do manequim.
Além das fotos, o estelionatário fazia uma pesquisa, obtendo dados pessoais de cada vítima e criava documentos de identificação falsos. Foram dezenas de contas abertas, chamando a atenção de um dos bancos, que fez a denúncia.
A instituição bancária percebeu as movimentações suspeitas, entre compras no cartão de crédito, transferências e empréstimos que somaram R$ 300 mil. O banco cobrava os clientes e as vítimas avisavam que nunca tinham aberto as contas, levantando a suspeita.
Apesar da engenharia inusitada, o golpista falhou no decorrer da ação: as contas e cartões eram destinados ao mesmo endereço, e as transferências bancárias eram feitas para a própria conta do estelionatário. A polícia também investiga os laranjas, ou "conteiros".
O homem que aplicava os golpes teve a identidade descoberta pelos agentes: é um taxista de 34 anos. Para os investigadores, a tecnologia que foi o palco para o golpe foi a mesma que ajudou a polícia a encontrar o "golpista do manequim".
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
PF de Araçatuba e GAECO (SP) deflagram "Operação Abutre"
Motociclista morre em acidente na Rodovia Raposo Tavares, em Presidente Prudente (SP)
Boliviano é preso com drogas, em Regente Feijó (SP)
Sebrae-SP realiza mutirão para regularização de MEIs em Orindiúva
Compartilhe