21/02/2024 • 12:31:20

Governo da Argentina aumenta salário mínimo em 30%

ESTADÃO CONTEÚDO



O governo argentino estabeleceu um aumento do salário mínimo de 30% no total entre fevereiro e março, informou o porta-voz da presidência nesta terça-feira, 20, em meio a uma inflação de mais de 250% ao ano.

"Não foi possível chegar a um acordo entre as partes na discussão sobre o salário mínimo", disse o porta-voz Manuel Adorni, referindo-se ao fracasso na última quinta-feira do Conselho do Salário Mínimo, composto pelo governo, pelas câmaras empresariais e pelos sindicatos, que pediam um aumento de 85%.

Nessas circunstâncias, acrescentou Adorni, "o governo deve arbitrar entre as partes e fixar um salário mínimo", algo que o presidente Javier Milei havia rejeitado inicialmente.

O valor foi estabelecido em 180.000 pesos para fevereiro (204 dólares à taxa oficial de câmbio), representando um aumento de 15% em relação aos atuais 156.000 pesos, e 202.800 pesos para março (230 dólares) e um aumento de 30% em relação ao montante atual.

Desde o último ajuste salarial em dezembro, a inflação ficou em 25,5% naquele mês e em 20,6% em janeiro, totalizando uma inflação anual de 254%.

O ajuste salarial ocorre em um momento de escalada de conflitos na Argentina, onde a pobreza atinge 57% da população, de acordo com um estudo do Observatório da Dívida Social da Universidade Católica Argentina (UCA) divulgado no último fim de semana.

Este é o maior índice de pobreza registrado por essa medição privada nos últimos 22 anos.

O sindicato ferroviário está planejando uma greve nacional na quarta-feira, 21, a federação de trabalhadores da Saúde convocou outra greve na quinta-feira, 22, e quatro sindicatos de professores anunciaram medidas semelhantes de força para o início das aulas, na próxima semana ou na seguinte.

O ministro da Economia, Luis Caputo, havia adiantado na segunda-feira à noite em uma entrevista televisiva que o governo iria fixar um aumento do salário mínimo.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical da Argentina e de orientação opositora, acusou na quinta-feira o governo do ultraliberal Javier Milei de fazer fracassar o Conselho do Salário, "quebrando uma longa tradição de diálogo social tripartite".

"Não acredito que um político possa definir um preço à mão. Nem passa pela minha cabeça. Eu vou emitir um decreto estabelecendo um preço?", disse Milei na sexta-feira sobre fixar um salário mínimo, após o fracasso da reunião.

Policiais do BAEP apreendem 80 kg de maconha na Operação Cosud, em Presidente Bernardes

Acidente envolvendo dois carros mata motorista carbonizado na BR-153 em Onda Verde; vídeo

Tempestades no RS geram R$ 8 bilhões em prejuízos; no agro, perdas somam R$ 1,161 bi

Suspeito de matar jovem asfixiada se entrega na DDM em Ilha Solteira

Homem nu agride garota de programa à luz do dia em Mirassol; veja vídeo

Adolescente de 13 anos bota fogo no cabelo da colega dentro da sala de aula

Chuvas no Maranhão deixam 30 cidades em situação de emergência

Coronel Fábio Cândido relembra encontro com Bolsonaro em ‘missão’ no PL

Análise de veto é adiada e haverá 'saidinha' de presos no Dia das Mães

Mulher morre na mesma agência bancária em que 'tio Paulo' foi levado pela sobrinha

Polícia Rodoviária Federal prende dois homens com quase 100 tijolos de maconha na BR-153, em Rio Preto

Policia Civil prende pai e filho envolvidos com tráfico de drogas em Pirapozinho

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados