A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fez um alerta para o aumento dos riscos de doenças respiratórias devido ao período de queimadas no estado. Segundo a entidade, de janeiro a março foram registradas mais de 13 mil internações pela inalação de fumaça - sobretudo em casos envolvendo bronquite, enfisema e asma.
Tal número pode aumentar significativamente durante o período de queimadas, uma vez que os focos de fogo coincidem com o tempo frio e seco, provocando a piora dos quadros respiratórios. As partículas tóxicas provenientes da fumaça também podem desencadear tosse seca, irritação nos olhos, pneumonia e problemas cardiovasculares.
Em 2022, o total de internações por doenças respiratórias cresceu 34,3% em relação a 2021. Internações por asma cresceram 34,4%, de 11.551 casos em 2021 para 15.533, e os atendimentos ambulatoriais subiram 99,5%, de 8.115 casos para 16.197. As internações por bronquiolite cresceram 39%, de 16.357 para 21.593, e os atendimentos, 48,3%, de 40.974 para 60.804.
Época de queimada
Os meses de junho a outubro são os que apresentam o maior número de queimadas, prática que visa a remoção de vegetação ou preparação do solo para a agricultura e pecuária. Esse período também concentra os casos de intoxicação por inalação de produtos químicos, gases, fumaça e vapores.
Para aqueles que moram próximos de áreas onde ocorrem queimadas, o recomendado é evitar o contato com o local, aumentar a hidratação, fechar a casa para evitar que a fumaça entre, manter alimentação adequada, além de usar vaporizadores, bacias de água e toalhas molhadas no ambiente. O uso de máscara também é uma opção para os dias em que o ar estiver muito carregado.
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Cachorro sobrevive a incêndio que destruiu casa em Fernandópolis; dois gatos morreram
Compartilhe