O Estado de São Paulo realiza nesta quarta-feira (13) o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue. A estratégia reforça as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, com ações para conscientizar a população sobre a doença. Na capital paulista, na Escola Estadual Frontin Guimarães, em Santana, haverá uma dinâmica especial com debates em sala de aula sobre medidas preventivas e importância da eliminação dos criadouros.
Profissionais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Educação (Seduc) conduzirão as ações para ressaltar a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, apresentando o ciclo do mosquito (desde ovos, larvas, pulpa e o inseto na fase adulta), além de organização de jogos lúdicos e campanhas de limpeza regulares dentro da escola, com foco na remoção de recipientes que acumulam água, como pneus velhos, garrafas plásticas, latas e vasos de plantas.
O entorno da escola também passará por vistoria. A Defesa Civil e a Prefeitura de São Paulo farão varreduras na região para investigar possíveis focos de criadouros do mosquito, além de orientar todos os moradores sobre as formas de prevenção.
A iniciativa é realizada pelas secretarias estaduais da Saúde e Educação, Instituto Butantan, Defesa Civil, Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
“O trabalho em conjunto é essencial para redução do número de casos da doença e na eliminação do mosquito. As mudanças climáticas no estado contribuem para que as transmissões das arboviroses prosperem mais rapidamente e exigem mais atenção da população”, ressalta Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças da SES.
As ações do Dia D se estendem por todo o estado, com orientações à população e fortalecimento das ações de combate aos vetores nas residências.
Viih Tube revela rosto do filho Ravi
SP Por Todas desembarca em Araçatuba para última etapa de 2024
Agro de SP registra alta de 11,2% nas exportações e se mantém como líder nacional
Conheça o calendário do Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre de 2025
Proclamação da República: mais de 2,4 milhões veículos devem seguir para litoral e interior de SP
Ilha Solteira recebe músicos de todo o país para o 48º Festival Nacional de MPB
Morador de Santo Antônio do Aracanguá/SP é multado em R$33 mil por maus-tratos a animais
Incêndio destrói galpão de frigorífico em Birigui, veja vídeo
Brasil recupera status de país livre do sarampo
Reunião discute projeto de limpeza de postes e remoção de cabos inutilizados em Jales
Polícia Civil encontra armazenamento ilegal de combustíveis em lanchonete de Rosana
Natal de SP terá mais de 350 Papais Noéis em 2024
Compartilhe