O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, determinou nesta quinta-feira, 27, a exoneração de mais 58 servidores servidores da pasta. Na quarta-feira, 26, outros 29 funcionários também foram dispensados do órgão, incluindo quatro que ocupavam postos de comando.
As medidas foram tomadas por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um movimento que tem sido classificado por seus assessores no Palácio do Planalto como a "desbolsonarização" do órgão, que contava com quadros ligados ao ex-ministro da pasta, general Heleno. O total de demitidos chega agora a 87 servidores. As novas exonerações serão publicadas no Diário Oficial da União de amanhã. Segundo o GSI, as demissões são parte de uma "renovação do quadro de funcionários".
Cappelli assumiu interinamente o comando do GSI no último dia 19 deste mês, imediatamente após a queda do general Gonçalves Dias por ter sido flagrado interagindo com invasores do Planalto nos atentados golpistas de 8 de janeiro. Cappelli foi incumbido por Lula de realizar um "raio-x" na pasta para identificar possíveis participantes da tentativa de golpe.
O ministro também exonerou "a pedido" o ex-chefe de gabinete da secretaria-executiva do GSI, Jorge Henrique Luz Fontes.
Em depoimento à Polícia Federal (PF) na última sexta-feira, 21, o ex-ministro G.Dias disse que ocorreu um "apagão" de inteligência no GSI durante a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro. Imagens divulgadas por Cappelli a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mostram efetivo reduzido do GSI e do Batalhão da Guarda Presidencial na defesa do Planalto no momento em que ocorreu a invasão.
Viagem com crianças: saiba como emitir a autorização eletrônica sem complicações
Famílias de alunos têm até sexta-feira (13) para manifestar interesse em refeições nas férias
Equipe de Karatê de Rio Preto conquista três medalhas
Dois homens são presos por furto em São José do Rio Preto (SP)
Governo de SP isenta IPVA de veículos menos poluentes
CCJ da Câmara volta a analisar proposta de recontagem física dos votos
Prefeitura segue na remoção de árvores derrubadas após vendaval
Governo de SP abre 150 vagas em capacitação para pequenos negócios para exportação
Bebê de dois meses morre vítima de coqueluche em Castilho (SP)
DIG de Votuporanga (SP) esclarece furto e recupera camionete
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Provão Paulista: gabarito das provas do 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio são divulgados
Compartilhe