23/06/2023 • 08:24:05

Governo prevê concessão de exploração da Mata Atlântica em troca de reflorestamento

ESTADÃO CONTEÚDO



O governo federal lançou nesta quinta-feira, 22, edital de concessão de parte da Mata Atlântica para iniciativa privada. A medida prevê que as empresas vencedoras utilizem recursos disponíveis na floresta desde que recuperem a vegetação nativa. De acordo com estimativas, as concessões podem gerar uma receita de cerca de R$ 630 milhões.

O edital prevê a concessão das Florestas Nacionais de Irati, no Paraná; e de Três Barras e de Chapecó, em Santa Catarina. As regras da concessão permitem que as empresas vencedoras façam colheita parcial de árvores que não são nativas na região, como pinus e eucalipto, e em contrapartida plantem espécies nativas. A previsão é de que o contrato dure 35 anos e a titularidade da terra continuará sendo do governo.

Além da madeira, o modelo permite exploração de outros recursos como folhas, raízes, frutos, sementes, desde que não seja proibida por lei específica. Outra fonte de receita prevista é a exploração de créditos de carbono. As florestas, no entanto, não poderão oferecer atrações turísticas.

"Imagine que vamos ter uma concessão para tirar quatro ou cinco árvores, e que depois em 30 anos volta para colher mais quatro ou cinco árvores. É uma safra que dá várias vezes, é uma indústria renovável", afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

A ministra afirmou que o governo pretende chegar a um milhão de hectares de florestas concedidos até o fim do mandato. A expectativa do governo é que a concessão das florestas também atue para gerar emprego e renda para a população do entorno.

"Isso significa competência, compromisso, o olhar em um novo modelo de desenvolvimento, que seja capaz de criar prosperidade, combater desigualdade, fazer sinergia com a redução de CO², fazer sinergia com a proteção da biodiversidade e dar alternativa de proteção para as comunidades locais", disse

Atualmente, há sete concessões de floresta em andamento no Brasil. O edital lançado nesta quinta-feira será submetido à consulta pública, incluindo a realização de audiências com a população local. O Serviço Florestal Brasileiro será responsável por fiscalizar o cumprimento das regras por parte das empresas.

Mulher é presa com skunk em ônibus enquanto viajava com filho de 3 anos, em Valparaíso

Empresário morre após bater moto em guia e ser atropelado em Presidente Prudente

Autônomo é preso por embriaguez ao volante após colidir com carro estacionado em Presidente Prudente

Homem é preso em flagrante após furtar depósito de empresa em Presidente Prudente

Marinha entra nas buscas por corpo de universitária trans desaparecida há um mês em Ilha Solteira

Teixeirão Day terá futebol, diversão e prêmios neste sábado em Rio Preto

Polícia prende dois suspeitos de desaparecimento de universitária trans em Ilha Solteira

Preso homem que espancou vítima por causa de pedra de crack em Araçatuba

Começa hoje o Rio Preto Country Bulls 2025, com noite solidária e três grandes shows

Governo de SP lança Programa Trampolim para impulsionar empregabilidade e conectar empresas e profissionais

Mulher é presa por sequestrar sobrinho de oito anos em Catanduva

Unimed Araçatuba conquista Selos Ouro pelo Programa Valoriza

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados