14/09/2024 • 14:32:37

Helicópteros da Polícia Militar ajudam a combater incêndios em mais de 50 cidades de São Paulo

ESTADÃO CONTEÚDO



O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo mobilizou metade de sua frota de helicópteros para auxiliar no combate aos incêndios em vegetações em todo o Estado. Entre 8 de agosto e 12 de setembro, foram utilizados 14 helicópteros Águia — de um total de 29 — em 56 cidades.

As aeronaves são equipadas com tanques d'água e alcançam áreas de difícil acesso, como focos de queimadas. Desde agosto, foram realizados 1.916 lançamentos em todo o Estado, com mais de 760 mil litros de água usados para controlar as chamas.

Os helicópteros da PM são acionados pelos Bombeiros ou pela Defesa Civil, responsáveis pelo monitoramento das áreas com focos de incêndio. Após serem acionados, sobrevoam o local para reconhecimento do cenário, a fim de definir a melhor estratégia para a ocorrência.

A reposição dos tanques d'água ocorre em fontes próximas, normalmente em lagos, o que facilita o deslocamento do helicóptero durante a operação.

AJUDA IMPORTANTE

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), na quinta-feira, 12, o uso da aeronave impediu que o fogo atingisse residências próximas à Serra do Mursa, em Campo Limpo Paulista. "O Águia 21 sobrevoou o local por quase oito horas, totalizando 108 lançamentos com o 'Bambi Bucket', um tanque capaz de carregar até 500 litros de água, que é despejada sobre os focos de incêndio", informou.

O helicóptero também resgatou três pessoas que ficaram sem rota de fuga em um dos picos da serra devido ao fogo. Elas prestavam apoio voluntário à equipe do 19º Grupamento de Bombeiros (Jundiaí) em solo.

As aeronaves da PM também foram solicitadas para incêndios em São Luís do Paraitinga e Mairiporã. "Em São Luís, os focos foram reduzidos significativamente com o empenho do Águia 14. Já na Serra da Cantareira, em Mairiporã, o Águia 16 conseguiu minimizar as chamas", informou a SSP. No total, foram 114 lançamentos de água em cinco horas de voo nos dois municípios.

PRESOS

Até esta sexta-feira, 13, 20 pessoas foram presas por causarem incêndios em áreas de mata no Estado de São Paulo. As prisões ocorreram em Franca (3), Batatais (3), São José do Rio Preto (2), Rio Claro (1), São Carlos (1), Patrocínio Paulista (1), Santo Antônio da Alegria (1), Jales (1), Guaraci (1), Pindorama (1), Salto (1), Campinas (1), Pedregulho (1) e São Bernardo do Campo (1).

Abertura oficial da Expô Rio Preto Sicredi 2024 vai ser realizada nesta quinta-feira (19)

Polícia Civil prende dois homens suspeitos de serem chefes de uma quadrilha que aplicava golpe de falso boleto

Pesquisa aponta liderança de Fátima Nascimento na corrida eleitoral para a prefeitura de Castilho

Fábio Cândido é entrevistado no Primeiro Impacto Interior

Todos os cartórios do Brasil deverão oferecer atos notariais eletrônicos e certificados digitais

Setor pet cresce 80% na região de Presidente Prudente e fortalece micro e pequenas empresas

Campanha de negociação da Energisa termina nesta semana

Baguaçu chega a nível crítico e Samar não descarta risco de racionamento em Araçatuba

São José do Rio Preto registra três novos casos de Mpox

Vini Jr. é eleito melhor jogador da Liga dos Campeões e agradece: 'Trabalho e personalidade'

Barcelona planeja 'supercontrato' para Lamine Yamal após início arrasador na temporada

Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados