14/09/2024 • 14:32:37

Helicópteros da Polícia Militar ajudam a combater incêndios em mais de 50 cidades de São Paulo

ESTADÃO CONTEÚDO



O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo mobilizou metade de sua frota de helicópteros para auxiliar no combate aos incêndios em vegetações em todo o Estado. Entre 8 de agosto e 12 de setembro, foram utilizados 14 helicópteros Águia — de um total de 29 — em 56 cidades.

As aeronaves são equipadas com tanques d'água e alcançam áreas de difícil acesso, como focos de queimadas. Desde agosto, foram realizados 1.916 lançamentos em todo o Estado, com mais de 760 mil litros de água usados para controlar as chamas.

Os helicópteros da PM são acionados pelos Bombeiros ou pela Defesa Civil, responsáveis pelo monitoramento das áreas com focos de incêndio. Após serem acionados, sobrevoam o local para reconhecimento do cenário, a fim de definir a melhor estratégia para a ocorrência.

A reposição dos tanques d'água ocorre em fontes próximas, normalmente em lagos, o que facilita o deslocamento do helicóptero durante a operação.

AJUDA IMPORTANTE

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), na quinta-feira, 12, o uso da aeronave impediu que o fogo atingisse residências próximas à Serra do Mursa, em Campo Limpo Paulista. "O Águia 21 sobrevoou o local por quase oito horas, totalizando 108 lançamentos com o 'Bambi Bucket', um tanque capaz de carregar até 500 litros de água, que é despejada sobre os focos de incêndio", informou.

O helicóptero também resgatou três pessoas que ficaram sem rota de fuga em um dos picos da serra devido ao fogo. Elas prestavam apoio voluntário à equipe do 19º Grupamento de Bombeiros (Jundiaí) em solo.

As aeronaves da PM também foram solicitadas para incêndios em São Luís do Paraitinga e Mairiporã. "Em São Luís, os focos foram reduzidos significativamente com o empenho do Águia 14. Já na Serra da Cantareira, em Mairiporã, o Águia 16 conseguiu minimizar as chamas", informou a SSP. No total, foram 114 lançamentos de água em cinco horas de voo nos dois municípios.

PRESOS

Até esta sexta-feira, 13, 20 pessoas foram presas por causarem incêndios em áreas de mata no Estado de São Paulo. As prisões ocorreram em Franca (3), Batatais (3), São José do Rio Preto (2), Rio Claro (1), São Carlos (1), Patrocínio Paulista (1), Santo Antônio da Alegria (1), Jales (1), Guaraci (1), Pindorama (1), Salto (1), Campinas (1), Pedregulho (1) e São Bernardo do Campo (1).

Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto

Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto

Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto

Homem é atacado com facão em Adamantina e corre risco de perder as pernas

Santa Casa de Buritama vai investigar morte de menina de seis anos ocorrida no último domingo

Dinheiro esquecido: saiba como consultar e resgatar valores a receber

Simpósio irá abordar desafios da deficiência visual e reabilitação

Nova programação do TH+ SBT é destaque no SBT Conecta 2025 em Rio Preto

Polícia Civil de José Bonifácio recupera gata de raça furtada

Sebrae abre inscrições para a 4ª edição do programa Selo Bem Receber

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados