Uma fiscalização da Polícia Ambiental em Emilianópolis, no interior de São Paulo, revelou uma situação inusitada. O alvo inicial da ação era verificar um criador amador de passeriformes (pequenos pássaros), mas o que os policiais encontraram surpreendeu: carnes de animais silvestres nativos armazenadas em um freezer. O caso foi registrado na quarta-feira (22).
Ao chegar à residência, os policiais foram recebidos pelo criador, um homem de 33 anos, que acompanhou a inspeção. Inicialmente, nenhuma irregularidade foi encontrada com as aves. No entanto, ao se depararem com um freezer vertical em um quarto externo, os agentes questionaram o morador sobre a presença de carne de animais silvestres. Apesar da negativa inicial, ao abrir o eletrodoméstico, a equipe encontrou uma pomba amargosa congelada — uma ave protegida da fauna silvestre — e 4,18 quilos de carne de capivara.
Questionado sobre a origem dos produtos, o homem admitiu ter matado a pomba em ocasião anterior e afirmou que a carne de capivara havia sido recebida de um conhecido. Diante da situação, a Polícia Ambiental lavrou um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.590,00, com base no artigo 25, parágrafo 3º, inciso III, da Resolução SIMA nº 05/2021. O motivo: armazenamento de produtos da fauna silvestre nativa sem autorização.
Os itens apreendidos foram descartados em uma vala sanitária, e o homem também responderá criminalmente pelo ocorrido. A Polícia Ambiental reforça que a caça e o consumo de animais silvestres sem autorização são crimes previstos na legislação brasileira, com punições que incluem multas e sanções penais.
Servidor municipal é assassinado em Santa Fé do Sul
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Incêndio atinge residência em Jales e duas pessoas são socorridas
Jovem morre após ser encontrado ferido na BR-153 em Rio Preto
Polícia Civil identifica mulher que furtou malas de passageiros no aeroporto de Rio Preto
Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes
Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira
Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste
Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis
Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente
Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio
Compartilhe