Uma fiscalização da Polícia Ambiental em Emilianópolis, no interior de São Paulo, revelou uma situação inusitada. O alvo inicial da ação era verificar um criador amador de passeriformes (pequenos pássaros), mas o que os policiais encontraram surpreendeu: carnes de animais silvestres nativos armazenadas em um freezer. O caso foi registrado na quarta-feira (22).
Ao chegar à residência, os policiais foram recebidos pelo criador, um homem de 33 anos, que acompanhou a inspeção. Inicialmente, nenhuma irregularidade foi encontrada com as aves. No entanto, ao se depararem com um freezer vertical em um quarto externo, os agentes questionaram o morador sobre a presença de carne de animais silvestres. Apesar da negativa inicial, ao abrir o eletrodoméstico, a equipe encontrou uma pomba amargosa congelada — uma ave protegida da fauna silvestre — e 4,18 quilos de carne de capivara.
Questionado sobre a origem dos produtos, o homem admitiu ter matado a pomba em ocasião anterior e afirmou que a carne de capivara havia sido recebida de um conhecido. Diante da situação, a Polícia Ambiental lavrou um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.590,00, com base no artigo 25, parágrafo 3º, inciso III, da Resolução SIMA nº 05/2021. O motivo: armazenamento de produtos da fauna silvestre nativa sem autorização.
Os itens apreendidos foram descartados em uma vala sanitária, e o homem também responderá criminalmente pelo ocorrido. A Polícia Ambiental reforça que a caça e o consumo de animais silvestres sem autorização são crimes previstos na legislação brasileira, com punições que incluem multas e sanções penais.
Justiça investiga suspeita de estupro dentro do HCM em Rio Preto; funcionário é encontrado morto após demissão
Polícia Civil apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão-baú na região de Presidente Prudente
Homem é preso com 50 canetas de medicamento injetável em ônibus em Penápolis
Mãe flagra agressão a bebê de dois meses por câmera e denuncia pai à polícia em Catanduva
Adolescente de 13 anos mata jovem de 17 após briga em frente a escola em Rio Preto
Homem tem as mãos decepadas em ataque brutal dentro de casa em Adolfo
Sepultado em Sagres homem atropelado enquanto caminhava com a esposa por estrada vicinal
Capotamento em estrada vicinal mata homem de 53 anos e deixa filha gravemente ferida em Auriflama
Capotamento deixa uma mulher morta e cinco feridos na SP-425 em Penápolis
Atletas do Time SP conquistam ouro no Mundial Paralímpico
Ação gratuita no Praça Nova Araçatuba oferece serviços de saúde e vacinação neste sábado
Homem perde o controle e derruba grades do Fórum de Dracena
Compartilhe