12/06/2024 • 08:53:12

Hospital de Base de Rio Preto faz mais do que dobro de transplantes da média do Brasil

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) realizou seu transplante de rim de número 2.000. A soma dos procedimentos reforça a condição do serviço como um dos principais e mais bem estruturados do Brasil. Apenas 12 instituições de saúde chegaram a 2 mil procedimentos no País, sendo que, destas, somente três são do interior – Rio Preto, Campinas e Blumenau (SC).

“Mais do que um número, este número significa que salvamos e melhoramos muito a qualidade de vida destas milhares de pessoas, o que recompensa todo o empenho e profissionalismo de nossa equipe multiprofissional”, afirmou o médico nefrologista Mário Abbud Filho, diretor do Centro Interdepartamental de Transplantes de Órgãos e Tecidos (Cintrans) do Hospital de Base/Famerp.

O transplante de rim de número 2.000 foi realizado no dia 25 de maio, em Jorselino Souza Santos, de 47 anos, morador de Rio Preto.

Procedimentos

O Serviço realiza 56 transplantes de rim por milhão de habitantes, mais do que o dobro da média do País, de 23,8 procedimentos por milhão. No ano passado, a equipe do HB transplantou órgãos em 124 pacientes da região noroeste do Estado.

“Se nossa região fosse um Estado, seríamos os primeiros do Brasil. E se fôssemos um país, estaríamos no mundo atrás apenas do Estados Unidos (78 transplantes por milhão) e Espanha (72/milhão)”, ressalta Dr. Mario Abbud Filho. 

Com os 56 transplantes por milhão, Rio Preto também apresenta um resultado 30% maior do que a média do Estado de São Paulo, de 43 procedimentos/milhão, segundo o último Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), de 2023.

Serviço

O Serviço de Transplante possui equipe multidisciplinar completa, formada por nefrologistas, cirurgiões, equipe de enfermagem especializada, além de nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e profissionais de outras áreas do HB de Rio Preto, que integra o segundo maior complexo hospitalar do Estado de São Paulo.

Poucas instituições de saúde no Brasil dispõem da infraestrutura que permite ao HB realizar estes 2.000 procedimentos. O Serviço funciona na Unidade de Transplantes de Órgãos e Tecidos, que ocupa todo o 8° andar do Hospital de Base de Rio Preto, área total de 800m², reunindo 14 leitos para a recuperação dos pacientes após os transplantes.

Além de rim, o complexo formado pelo HB e Hospital da Criança e Maternidade (HCM) também realizam transplantes de fígado, córneas, medula óssea e coração infantil. Os transplantes de rim foram os primeiros a serem realizados na instituição em 1992. Nestes mais de 30 anos, o HB fez mais de 6.800 procedimentos.

Acidente envolvendo picapes mata duas pessoas em Penápolis

Mãe do ator Reynaldo Gianecchini capota o carro em Birigui

Excesso de peso pode atingir 68% dos brasileiros em 2030

Vereador de Sandovalina é assassinado em suposto 'acerto de contas'

Rodolfo Pardini apresenta o Primeiro Impacto Interior

Em 2007, Messi fez ensaio com o bebê Lamine Yamal

Pitty agradece fãs por mensagens de carinho

Mingau passa por nova cirurgia na crânio, meses depois de levar um tiro

Viviane Araújo fala pela primeira vez após negar gravar documentário de Belo

Brasileira interpreta assassina real em série americana

Janja assiste apresentação de Fernanda Montenegro em São Paulo e pede autógrafo da atriz

Veículo com carga radioativa é alvo de roubo em São Paulo

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados