Por ora, o ganho do Índice Bovespa é moderado, seja porque subiu na sexta-feira, 3, seja em razão das incertezas fiscais. Além disso, a temporada de balanços internos fica no radar. Já saíram números como os da Embraer e da Gol. Após o fechamento da B3, o destaque será o balanço trimestral do Itaú Unibanco.
"A semana começa um pouco mais morna", observa Matheus Spiess, da Empiricus Research, lembrando que nos próximos dias serão divulgados dados e informações que poderão ajudar os investidores em relação a apostas para os juros domésticos. Sera divulgada, por exemplo, a ata do Copom, que cortou a Selic em meio ponto porcentual, para 12,25% ao ano, e ainda sairá o IPCA de outubro.
E ainda o mercado fica à espera de eventuais sinais fiscais. Então, os ativos passam por uma certa correção, o que é natural depois dos movimentos recentes juros e dólar caíram na sexta, diante do entendimento que pode ganhar força nos Estados Unidos, que é o de que a economia está arrefecendo, o que abre espaço para o Fed ser mais flexível", completa Spiess.
Na sexta-feira, o Ibovespa subiu 2,70%, fechando aos 118.159,97 pontos, acumulando valorização de 4,29% na semana. "Passando a resistência de 117 mil pontos, agora o objetivo próximo é o dos 121 mil, só que o lado político e as discussões sobre a meta fiscal devem seguir pesando no Ibovespa", estima em comentário o economista Álvaro Bandeira. Os juros futuros avançam, em manhã também de pressão de alta nos Treasuries, enquanto o dólar à vista volta a subir, mas segue aquém de R$ 5,00.
A mudança da meta fiscal de 2024 é dada como certa no Palácio do Planalto, mas a forma como isso será feito divide o governo. Até agora, a tendência é que a meta fiscal seja alterada para um déficit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) por meio de emenda parlamentar. Mas Fernando Haddad ainda tenta convencer o governo a não fazer uma mudança este ano, jogando a mudança para março, quando sai o primeiro Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do próximo ano.
A economista-chefe do TC, Marianna Costa, espera que na ata o Banco Central (BC) explique melhor o seu balanço de riscos para o cenário de inflação, em particular as incertezas do cenário geopolítico e das indicações dadas pelo governo em adotar uma política fiscal mais expansionista do que o anteriormente indicado. "Será também relevante observar os resultados do modelo do Banco Central sobre as projeções de inflação para 2024 e 2025 que apresentam alguma alta na margem", completa em relatório.
Às 11h05 desta segunda-feira, o Ibovespa subia 0,29%, aos 118 509,73 pontos, ante abertura e mínima aos 118.159,97 pontos, com variação zero, e máxima aos 118.757,52 pontos, quando avançou 0,51%.
Virginia posta decoração de Natal inspirada na família
Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer
Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro
Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro
Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo
Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)
Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba
Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal
Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)
DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa
Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)
Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP
Compartilhe