11/01/2024 • 13:40:00

Ibovespa sobe e mira os 131 mil pontos após reavaliação da inflação do Brasil e dos EUA

ESTADÃO CONTEÚDO


Após os resultados dos índices de preços ao consumidor do Brasil e dos EUA acima do esperado, o Ibovespa caiu levemente. Na sequência, voltou a subir, recuperando a marca dos 131 mil pontos alcançada na máxima.

O dado mais esperado pelos mercados, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, subiu 0,3% em dezembro ante novembro. O resultado ficou acima da mediana de analistas, de alta de 0,2%. Com isso, acumulou 3,4% em dezembro. Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,3% na comparação mensal de dezembro, e indo a 3,9% no acumulado anual.

"O CPI veio um pouco acima do esperado, mas os pedidos de auxílio-desemprego, um pouco abaixo, o que dá certo equilíbrio", avalia Diego Faust, operador de renda variável da Manchester Investimentos.

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caiu 1 mil na semana encerrada em 6 de janeiro, a 202 mil. O resultado frustrou o consenso de expectativas, de avanço a 205 mil. "Me parece que o CPI não retrocede as expectativas de início de queda dos juros nos Estados Unidos neste ano. Pode ser que isso não aconteça em março", diz Faust.

"O CPI veio um pouco acima das expectativas, mas não muito diferente. O mercado reagiu negativamente a este dado, mas deve continuar otimista, precificando possibilidade de cortes de juros ainda em março", avalia preliminarmente Bruno Takeo, analista da Ouro Preto Investimentos.

No Brasil, o IPCA acelerou a 0,56% em dezembro, superando as expectativas, mas fechando 2023 em 4,62%, aquém do teto da meta de 4,75%.

O IPCA acima do previsto, desaponta bastante o mercado, avalia Gustavo Cruz estrategista da RB investimentos. "As aberturas não são das melhores", pontua, ponderando a questão sazonal. "De qualquer forma, não é aquela inflação que o mercado vai para cima e o Banco Central poderá flexibilizar a política monetária. Pelo contrário, pode diminuir a projeção de corte maiores da Selic nas duas próximas duas reuniões do Copom", avalia Cruz em nota.

Entretanto, o estrategista acredita que a aceleração do IPCA para um nível superior ao esperado pelo mercado não deve mudar o plano de voo do Banco Central. "Não acredito que afetará o ciclo como um todo, algo que mudaria a taxa final da Selic", completa Cruz.

Ontem, o Ibovespa fechou com queda de 0,46%, aos 130.841,09 pontos, com as commodities pesando. Hoje, o petróleo avança em torno de 2,00%, diante das tensões no Mar Vermelho, uma das rotas comerciais marítimas mais importantes do mundo. As ações da Petrobras subiam em torno de 0,20%. Já Vale ON tinha alta de 0,48%, com os investidores na expectativa de estímulos na China. Em Dalian, o minério de ferro fechou estável.

Às 11h18, o Ibovespa subia 0,30%, na máxima aos 131.237,04 pontos, ante mínima a 130.289,39 pontos (-0,42%) e abertura aos 130.841,09 pontos (-0,01%).

Auxiliar de enfermagem é morta pelo companheiro em Araçatuba; corpo será sepultado em Guararapes

Namorado de universitária desaparecida admite participação e acusa policial de feminicídio em Ilha Solteira

Homem morre em batida de frente na rodovia de Guarani d’Oeste

Onça-parda é resgatada de armadilha em propriedade rural de Penápolis

Revelando SP divulga programação completa para edição de Presidente Prudente

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em operação da Polícia Civil em Santo Anastácio

Homem é baleado com três tiros no peito durante madrugada em Penápolis

Hospital de Base de Rio Preto capacita profissionais em Araçatuba para fortalecer a doação de órgãos

GS Inima SAMAR inicia obras de melhorias no sistema de esgoto da avenida Odorindo Perenha

Motorista morre em acidente de trabalho após ser atingido por reboque em Presidente Prudente

Polícia Civil prende homem suspeito de abuso sexual contra a filha em Tupi Paulista

Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados