"Melhorou o humor internacional, mas o Ibovespa ainda está operando de forma tímida. Se observarmos, a curva futura de juros está devolvendo prêmios. Vimos evolução da parte fiscal após a aprovação do arcabouço, hoje o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) trouxe nova deflação, contrariando algumas estimativas de alta - o que não se vê desde março", avalia Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.
Como destaca, Spiess, "pesos-pesados" do Ibovespa como ações de grandes bancos e de algumas varejistas impedem alta, apesar da valorização das commodities. Itaú Unibanco PN, por exemplo, recuava 0,96%, sendo a maior queda dentre os grandes bancos. Já do lado do consumo, VIA ON caía 4,90%.
Ainda que a parte fiscal tenha avançado, ainda há algumas incertezas como, por exemplo, se o governo conseguirá zerar o déficit primário em 2024, além de expectativas dos efeitos do Desenrola, programa do governo de renegociação de dívidas.
Hoje, o minério de ferro subiu de 1,97% em Dalian, na China, em meio a crescentes indícios de anúncio de estímulo à economia, e o petróleo avança entre 0,50% e 0,70%. As ações da Vale e Petrobras operam com sinais divergentes: as da estatal miravam queda e as da mineradora subiam 0,28%, às 11h02.
Ainda nesta quarta, a FGV informou nova deflação do IGP-M, de 0,14% em agosto, em relação à mediana de elevação de 0,02%, e o Ministério do Trabalho divulgou geração de 142.702 vagas no Caged mês passado (mediana em 137.689 postos).
Ao mesmo tempo, a derrota do governo ontem à noite na Câmara fica no radar. Foi aprovado o requerimento de urgência apresentado ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de salários para 17 setores da economia até 2027. Fica ainda no radar a reforma ministerial.
Ontem, o Ibovespa subiu 1,10%, aos 118.403,61 pontos. Ainda assim, acumula queda mensal. Às 11h02, o recuo no período era de 3,14%, ante elevação de 3,27% de julho deste ano e dos 6,16% de agosto de 2022. A liquidez ainda tende a seguir enfraquecida. A saída de estrangeiros da B3 prossegue, diante de dúvidas com o rumo dos juros no exterior e questões fiscais internas.
Dados divulgados mais cedo reforçaram a ideia de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) não deve subir os juros, por ora, deixando-os em nível elevado por mais tempo. O relatório de emprego no setor privado do pais da ADP mostrou criação de 177 mil empregos, na comparação com previsão de geração de 200 mil postos em agosto. Já a segunda leitura do PIB dos EUA do segundo trimestre trouxe expansão anualizada de 2,1% (projeção: alta de 2,6%).
"Claro que não dá para usar esses resultados, principalmente o da ADP como conclusivos. Há algumas discrepâncias entre o indicador de vagas do setor privado informado hoje e o payroll, que será divulgado na sexta", afirma o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria. "Porém, mostram certa desaceleração do emprego, o que é o grande ponto de preocupação do Fed", acrescenta.
Às 11h07, o Ibovespa caía 0,17%, aos 118.197,40 pontos, ante mínima diária dos 118.100,74 pontos, quando cedeu 0,26%, e depois de abrir aos 118.404,16 pontos.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe