29/01/2024 • 14:35:00

Indefinição externa e dúvida com Vale dificultam direção do Ibovespa, apesar de alta do minério

ESTADÃO CONTEÚDO

O Ibovespa iniciou esta segunda-feira (29) no zero a zero, espelhando o desempenho discreto dos índices futuros de ações de Nova York e das bolsas europeias, em dia de agenda externa minguada.

Contudo, a semana será de divulgações importantes, como o payroll americano, o relatório oficial de emprego, além de decisões sobre juros nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil, bem como tem início a temporada de balanços por aqui. Nesta segunda serão informados os números de produção da Vale após o fechamento da B3, em meio a incertezas sobre a gestão da mineradora.

"A acomodação externa sugere um início de semana marcado por movimentos limitados nos ativos, com os agentes à espera da agenda global a partir de amanhã (terça-feira) e atentos aos sinais políticos", afirma o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria, em nota.

Na sexta-feira, 26, o principal indicador da B3 fechou com alta de 0,62%, aos 128.967,32 pontos, terminado a semana com ganho de 1,04% - a primeira elevação semanal de 2024. A elevação foi influenciada em boa medida pelo avanço das ações da Vale, após a desistência do governo em colocar Guido Mantega no conselho da empresa.

No entanto, os papéis seguem no foco dos investidores e analistas. Interlocutores em Brasília consideram o cenário para a sucessão na Vale "aberto". Ao mesmo tempo, o governo Lula notificou a mineradora para cobrar R$ 25,7 bilhões em outorgas não pagas na renovação antecipada dos contratos das Estradas de Ferro Carajás e Vitória Minas na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em meio a estas incertezas, a valorização de 1,06% do minério de ferro em Dalian, na China, onde recrudescem temores com o setor imobiliário, é insuficiente para animar as ações da Vale e o próprio Ibovespa. Às 10h41, Vale cedia 0,49%, enquanto Petrobras subia 0,53% (PN) e 0,17% (ON), apesar do recuo do petróleo no exterior. A estatal divulgou aumento de 3,7% na produção total de óleo e gás natural em 2023.

"O foco deve continuar nas ações da Vale e da Petrobras. Os papéis da mineradora ainda estão muito pressionados mesmo depois da desistência do governo de emplacar Guido Mantega no conselho, na presidência da empresa", cita o economista Álvaro Bandeira, em comentário, mencionando ainda como nova fonte de pressão a cobrança feita pelo governo à Vale.

Ainda na seara corporativa, os papéis da Gol continuam atraindo as atenções. As ações caíam 7,26%, por volta das 10h40. As agências de classificação de risco Fitch e S&P rebaixaram a nota da empresa de 'CCC' para 'D' após pedido de reestruturação nos Estados Unidos pelo Chapter 11 (recuperação judicial). A Gol divulgou ainda que seu endividamento chegou a R$ 20,176 bilhões no quarto trimestre de 2023.

Às 10h43, o Ibovespa caía 0,03%, aos 128.932,90 pontos, ante recuo de 0,36%, na mínima aos 128.496,70 pontos e após abertura aos 128.969,74 pontos (-0,01%). Um pouco mais cedo, marcou máxima aos 129.005,59 pontos, em alta de 0,03%.

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na contramão da Marechal Rondon

AEA vira jogo em casa e fica a um empate do acesso à Série A3 do Paulista

Campanha Araçatuba Limpa chega à última etapa neste sábado com coleta em oito bairros

Mulher é flagrada com mais de 1 kg de maconha nos sapatos em ônibus na Raposo Tavares

Ação contra leishmaniose promove troca de coleiras em escolas de Araçatuba

Zatti Saúde assume atendimentos em saúde mental em Araçatuba

Sabor de São Paulo: festival gastronômico celebra a riqueza do interior paulista em Araçatuba

Araçatuba terá 1ª Corrida “Juntos pelo Autismo” no dia 20 de abril

Filme brasileiro O Agente Secreto concorre à Palma de Ouro em Cannes

Após primeiras colheitas, Conab confirma estimativa de safra recorde

Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril

Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados