O Índice de Infestação Predial (I.P.) de maio/24 caiu em relação ao levantamento de janeiro/24 e ficou em 1% em São José do Rio Preto (SP). No primeiro mês do ano, o I.P tinha ficado em 3%. De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, o indicador de 1% coloca a cidade em situação de alerta para o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
O I.P. indica a presença de larvas do mosquito dentro das residências. O resultado de 1% mostra que dos dez mil imóveis vistoriados no mês de maio, cem apresentavam larvas do Aedes. O Ministério da Saúde recomenda que o I.P fique abaixo de 1%.
Das 29 áreas de abrangências vistoriadas, a que apresentou maior índice foi o Jardim Gabriela, com 3,23%, seguida do São Deocleciano, com 2,84%. Já as áreas que não registraram presença de larvas (0%) foram o Anchieta, São Francisco, Central e Nova Esperança.
Em relação ao grupo de recipientes onde as larvas foram encontradas, o principal são os recipientes móveis, como baldes, regadores, garrafas, pratos de plantas, bebedouros de animais, entre outros. Em 56% desses recipientes havia presença de larvas. Também foram encontradas grandes quantidades de larvas em ralos, piscinas e vasos sanitários.
O I.P é um levantamento realizado pelos agentes de saúde para conhecimento da quantidade de imóveis com presença de larvas do Aedes aegypti, com vistas ao fortalecimento das ações de controle. A mensuração é feita quatro vezes ao ano.
Dois morrem após queda de avião em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto demite médica Merabe Muniz da rede municipal de Saúde
Homem morre esfaqueado após briga por aluguel em Rio Preto
Moradora de Rio Preto cai no golpe do falso advogado e perde R$ 2,6 mil
Homem é preso por tráfico de drogas em Mira Estrela durante ação da Polícia Civil
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Homem é preso e menor apreendido com mais de 400 kg de maconha em Presidente Prudente
Polícia Civil apreende mais de 2 mil comprimidos de ecstasy em casa na zona sul de Rio Preto
De Rio Preto ao Rio: jovem realiza sonho de estudar Ciência de Dados
Polícia Civil apreende 55 kg de drogas e prende suspeito na zona norte de Rio Preto
Caixa dá até 90% de desconto em dívidas renegociadas por clientes
Família de turista brasileira vê negligência em resgate na Indonésia
Compartilhe