20/02/2024 • 15:00:00

Intenção de Consumo das Famílias cai no Brasil

ESTADÃO CONTEÚDO



Os consumidores brasileiros ficaram menos propensos às compras em fevereiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,5% em relação a janeiro, terceira queda consecutiva, já descontadas as influências sazonais.

O indicador, porém, manteve-se na zona de satisfação (acima dos 100 pontos), aos 105,7 pontos, maior patamar para o mês desde 2015. Em relação a fevereiro de 2023, o ICF teve uma expansão de 10,4%.

Segundo a CNC, os dados apontam uma recuperação da pretensão de consumir em relação aos anos anteriores, a despeito da preocupação das famílias em honrar as dívidas já existentes.

"A atenção das famílias brasileiras com o planejamento financeiro vem mostrando resultado no mercado de crédito e, apesar de enfraquecer o consumo, a intenção de compra permanece melhor do que em anos anteriores", afirmou o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, em nota.

Em fevereiro ante janeiro, houve recuos em seis dos sete componentes do ICF. A única elevação ocorreu na avaliação sobre a renda atual, alta de 0,3%, para 124,7 pontos, impulsionada pela "inflação mais controlada", justificou a CNC.

Os demais componentes registraram perdas: emprego atual, -0,5%, para 127,4 pontos; nível de consumo atual, -0,6%, para 91,8 pontos; perspectiva profissional, -1,6%, para 117,2 pontos; perspectiva de consumo, -0,7%, para 109,7 pontos; acesso ao crédito, -0,3%, para 95,3 pontos; e momento para aquisição de bens de consumo duráveis, -1,1%, para 73,5 pontos.

O componente que mede a avaliação sobre o cenário para compra de bens de consumo duráveis encontra-se no patamar mais pessimista

"Isso porque, apesar das melhores taxas de juros, o saldo da carteira de crédito das pessoas físicas vem desacelerando em relação aos resultados do ano passado, mostrando menos procura por esses itens. Ainda assim, no que diz respeito à variação anual, o indicador foi o que mais aumentou: 34,1%", ponderou a CNC.

Ademais, a avaliação sobre o acesso ao crédito recuou pelo terceiro mês seguido, corroborando a sinalização de que o impacto positivo da redução dos juros no aquecimento do consumo vem se esgotando.

"Observando, também, a redução da inadimplência, podemos concluir que as famílias estão aproveitando o crédito mais barato para ajustar seus orçamentos em vez de fazer novos compromissos", justificou Felipe Tavares.

Segundo a CNC, a cautela com a inadimplência é puxada pelas famílias de renda média e baixa, enquanto as mais ricas permanecem usando o crédito para fazer suas compras. O componente que avalia o acesso ao crédito aumentou 0,4% em fevereiro ante janeiro entre os mais ricos, com renda mensal acima de 10 salários mínimos, mas recuou 0,7% para o grupo que recebe menos de dez salários mínimos, a terceira queda mensal seguida.

"Por estarem devendo mais, as famílias de menor renda priorizam o ajuste do seu orçamento, enquanto as com maiores rendimentos já enxergam um futuro com mais condições de consumo", completou o economista-chefe da CNC.

Acidente envolvendo dois carros mata motorista carbonizado na BR-153 em Onda Verde; vídeo

Tempestades no RS geram R$ 8 bilhões em prejuízos; no agro, perdas somam R$ 1,161 bi

Suspeito de matar jovem asfixiada se entrega na DDM em Ilha Solteira

Homem nu agride garota de programa à luz do dia em Mirassol; veja vídeo

Adolescente de 13 anos bota fogo no cabelo da colega dentro da sala de aula

Chuvas no Maranhão deixam 30 cidades em situação de emergência

Coronel Fábio Cândido relembra encontro com Bolsonaro em ‘missão’ no PL

Análise de veto é adiada e haverá 'saidinha' de presos no Dia das Mães

Mulher morre na mesma agência bancária em que 'tio Paulo' foi levado pela sobrinha

Polícia Rodoviária Federal prende dois homens com quase 100 tijolos de maconha na BR-153, em Rio Preto

Policia Civil prende pai e filho envolvidos com tráfico de drogas em Pirapozinho

Seis pessoas são presas por suspeita de estupro em abrigos no RS

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados