19/04/2023 • 17:42:15

Intenção de consumo dos brasileiros aumenta 3,1% em abril

AGÊNCIA BRASIL



A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 3,1% em abril, na comparação com o mês anterior. Medido mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice agora está em 97,1 pontos, o maior desde março de 2020.

A pesquisa indica, portanto, que o brasileiro começou o segundo trimestre deste ano mais disposto a consumir.

O índice é medido para projetar o potencial de vendas do comércio. Ele é obtido a partir do cálculo de sete indicadores: emprego atual, renda atual, nível de consumo, perspectiva profissional, perspectiva de consumo, acesso ao crédito e momento para adquirir bens duráveis.

Quando está abaixo de 100 pontos, o ICF indica insatisfação dos consumidores. Entre 100 e 200 pontos, indica satisfação. O resultado de abril, apesar de estar abaixo da linha desejada, é visto como um dado positivo para José Roberto Tadros, presidente da CNC.

"Com a diminuição da inflação superando as expectativas na conclusão do primeiro trimestre, no qual os orçamentos estavam comprometidos com gastos sazonais como pagamento de impostos, compra de material escolar e férias, por exemplo, os consumidores iniciam o segundo trimestre de 2023 com a disposição renovada para o consumo.”

A inflação, citada pelo presidente da CNC, surpreendeu positivamente em março. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) anual ficou em 4,65%, abaixo do esperado pelo mercado e dentro da meta do Banco Central (4,75%).

Pesquisa por segmento 

Entre as famílias de menor renda, também houve uma taxa de crescimento de 3% na intenção de consumo, com ICF de 94,5 pontos. Para os que ganham mais de 10 salários mínimos, o índice ficou em 110,8 pontos, uma variação mensal de 3,4%. Na análise por gênero, o destaque é o crescimento do otimismo entre as mulheres. A taxa subiu 29,4%, enquanto a intenção de compra entre os homens variou 21,9%.

“Com mais mulheres ingressando no emprego formal desde o ano passado, a percepção delas sobre a segurança no emprego e na renda também tem melhorado”, analisa a responsável pela pesquisa, a economista Izis Ferreira.

Emprego e renda 

Dos 18 mil entrevistados pelo CNC por meio de questionários, 36% consideraram a renda atual melhor do que há um ano. O percentual é o maior em três anos. O índice que avalia a renda atual ficou em 114,7 pontos, nível mais alto desde antes da pandemia. No que diz respeito à satisfação com o emprego, o resultado foi de 124,4 pontos, 1,3% acima do registrado no mês de março.

 

 

Mulher é internada em estado grave após ser esfaqueada pelo namorado em Rio Preto

Motorista bêbado atropela e mata trabalhador que atuava em obras na Whashington Luís

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos

Circuito de segurança flagra assalto em açougue de Rio Preto; bandidos levaram malote

Polícia Civil de Fernandópolis deflagra Operação Ultimate II contra jogos eletrônicos ilegais

Foragido por envolvimento na morte de lavrador no ES é capturado pela Polícia Civil em Rio Preto

Operação do MP investiga sócios de empresas suspeitas de fraudar concursos públicos

Estado de SP vê queda de roubos, mas latrocínios crescem no 1º trimestre de 2024

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

Justiça torna réus diretores de empresa de ônibus ligada ao PCC e bloqueia R$ 596 mi

Bruna Marquezine e João Guilherme aparecem juntos em foto e detalhe chama a atenção da web

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados