A chegada do inverno provoca a queda das temperaturas e da umidade do ar, contribuindo para o aumento dos problemas oculares, a necessidade de mudança de hábitos e cuidados maiores com os olhos.
De acordo com a CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), cerca de 20% da população brasileira está propensa a ter algum tipo de problema ocular, entre os meses de junho a setembro. Por isso, é inevitável os cuidados redobrados com a visão.
Nesta época do ano, são comuns sintomas como reações alérgicas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia, atingem cerca de 30% dos brasileiros; também as conjuntivites virais, que são causadas pela aglomeração de pessoas em ambientes fechados; e a Síndrome do Olho Seco, que não tem cura e afeta 13% da população.
Além do frio, outras situações podem impulsionar problemas oculares, destaca a oftalmologista do Hospital do Olho (HO) Araçatuba, Ana Carolina Capelanes. “O uso excessivo de televisão, computadores, celulares, tabletes e dispositivos digitais podem agravar a situação, pela falta de lubrificação dos olhos à exposição das telas”, afirma a especialista.
Tratamento e prevenção
Algumas ações podem melhorar a saúde ocular no período de inverno, entre elas manter a limpeza da casa e roupas que podem acumular poeira e ácaro. O recomendado é lavar as roupas e cobertores antes de usar e seca-los ao sol.
A falta de higienização das mãos e dos olhos, pode causar irritações ou até doenças mais graves, se não for feita corretamente. Uma rotina de higiene e cuidados ajuda na prevenção de doenças contagiosas típicas da estação.
Em ambientes fechados, mantenha as janelas abertas para ventilação e durante a noite umidifique o ar, caso não possua um umidificador, uma boa alternativa é colocar uma bacia ou um balde com água no local.
É importante manter a regularidade dos exames oftalmológicos, que podem auxiliar no diagnóstico precoce das doenças oculares e garantir a indicação do tratamento adequado antes do agravamento da condição. “Caso algum sintoma incomum nos olhos apareça, procure o quanto antes um oftalmologista para orientação correta de diagnóstico, exames e prescrição de colírios e remédios”, destaca Ana Carolina.
Protocolo Não se Cale completa 2 anos com mais de 100 mil inscritos e 60 mil profissionais capacitados em SP
SP abre inscrições para Curso Básico de Libras com aulas ao vivo
Veja as 50 cidades campeãs de emprego em julho e no ano
Leilão do Túnel Santos-Guarujá terá dois grupos estrangeiros
China propõe nova ordem mundial ao lado da Rússia e da Índia
Veja como PGR liga Bolsonaro aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro
STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados
Retirada dos kits da 7ª Unimed Run será neste fim de semana em Araçatuba
Mãe procura a polícia após morte de bebê de 9 meses por possível negligência médica
Servidor municipal é assassinado em Santa Fé do Sul
Corpo de homem é localizado na Represa de Rio Preto
Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa especializada no furto de caminhonetes
Compartilhe