O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestará depoimento à Polícia Federal na próxima quinta-feira, 5 de junho, no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a conduta de seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A investigação foi aberta após um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), aceito pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
Eduardo Bolsonaro passou a ser investigado nesta segunda-feira (26), acusado de tentar pressionar o governo dos Estados Unidos a impor sanções contra integrantes do STF, do Ministério Público e da própria PF. Segundo a PGR, a iniciativa teria como objetivo dificultar o andamento das investigações que tramitam contra seu pai no Supremo — entre elas, a que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado.
No despacho que autorizou a investigação, Moraes apontou indícios de três possíveis crimes: coação no curso do processo penal, obstrução de investigação contra organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
A movimentação internacional ganhou novo capítulo nesta quarta-feira (28), quando os Estados Unidos anunciaram restrições de visto para “autoridades estrangeiras que sejam cúmplices na censura de americanos”. Apesar de não citar nomes, o secretário de Estado Marco Rubio mencionou a América Latina como exemplo de onde a medida poderia ser aplicada, levantando especulações sobre um possível foco no ministro Alexandre de Moraes.
Caso se confirme, será a primeira vez que a chamada Lei Magnitsky — usada para punir violadores graves de direitos humanos — seria aplicada contra um integrante de Suprema Corte. Até agora, a norma tem sido usada contra membros de regimes autoritários, grupos terroristas e envolvidos em crimes como lavagem de dinheiro e assassinatos em série.
PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Governo busca negociação com EUA e pede apoio de empresários
Governo de SP autoriza edital para concurso de 4,4 mil vagas de soldados da PM
Homem em situação de rua é encontrado morto no Centro de Rio Preto
Inquilino é morto com golpes de ferramenta em Prudente, dono do imóvel e filho são suspeitos
Discussão entre casal termina com homem esfaqueado em Catanduva
Homem mata ex-esposa a facadas e comete suicídio em Rio Preto
Traficante é preso com drogas, arma e objetos suspeitos em Araçatuba
‘Bom Prato Inverno’ começa a funcionar em 64 restaurantes
Mulher é presa com skunk em ônibus enquanto viajava com filho de 3 anos, em Valparaíso
Empresário morre após bater moto em guia e ser atropelado em Presidente Prudente
Autônomo é preso por embriaguez ao volante após colidir com carro estacionado em Presidente Prudente
Compartilhe