27/09/2023 • 17:25:57

João Silva, filho de Faustão, abraça campanha de doação de órgãos do governo do Paraná

DA REDAÇÃO



Engajado na causa da doação de órgãos desde que o pai passou por um transplante de coração, João Silva, filho do apresentador Fausto Silva, o Faustão, está participando da campanha do governo do Paraná que incentiva a doação.

O jovem postou em suas redes sociais o vídeo da campanha que foi ao ar nesta quarta-feira, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Há exatamente um mês, o apresentador passou por uma cirurgia para o transplante de coração, após ficar internado por mais de 30 dias em quadro grave de insuficiência cardíaca. Pai e filho passaram a se manifestar, desde então, na divulgação da causa, para que todas as pessoas que estão na fila do SUS consigam um órgão mais rapidamente. 

A questão também é levada a sério pelo Governo do Estado, que trabalha para que o Paraná amplie e agilize os transplantes de órgãos e tecidos. De acordo com dados do relatório semestral da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado teve maior número de doações efetivas de órgãos para transplantes em 2023. Foram registrados 243 doadores de janeiro a junho, o que garantiu a posição de liderança no ranking nacional, com a marca de 42,5 doadores por milhão de população (pmp), enquanto a taxa de doações no Brasil é de 19 pmp.

Um dos objetivos da peça publicitária, criada pela Secretaria de Estado da Comunicação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, é conscientizar as famílias paranaenses sobre a importância da doação para salvar vidas. Ela é realizada somente mediante autorização da família e, por isso, a pessoa deve avisar os familiares da vontade de se tornar doador. 

Coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e também tecidos, como córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas e tendões podem ser doados. Um único doador pode salvar até oito vidas. Qualquer pessoa pode doar. A doação de rins ou parte do fígado pode ser feita em vida, para um familiar próximo. Quando esse tipo de doação for para uma pessoa não pertencente à família, é necessário uma autorização judicial.

Confira o vídeo da campanha:

[video]

Parceria entre Prefeitura e Câmara vai manter transporte coletivo em Araçatuba

Laudo aponta causa da morte de menina de seis anos em Buritama

Ecopontos de Araçatuba passam a funcionar 24 horas por dia

Homem ataca ex-mulher dez dias após deixar a prisão, em Rio Preto

Taxista é assaltado em Rio Preto

Homem é preso após disparar arma próximo a serv-festas em Rio Preto

Ciesp Noroeste Paulista retoma atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores

Semana é marcada por tragédias envolvendo crianças em Rio Preto

Deic deflagra operação “Déjà Vu” contra jogos de azar em Rio Preto

Araçatuba adere ao programa Rios Vivos para revitalizar Córrego Alvoradinha e Lagoa do Miguelão

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Criança de três anos morre após ser esquecida dentro de um carro na tarde desta quarta-feira (2) em Rio Preto

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados