06/07/2023 • 08:38:41

Justiça suspende decreto que aumenta para 19 o número de vereadores em Catanduva

DA REDAÇÃO - CATANDUVA


 

O juiz da 1ª Vara Cível de Catanduva, Lucas Figueiredo Alves da Silva, concedeu liminar que suspende o decreto legislativo que aumenta de 13 para 19 o número de vereadores na Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro de 2025.  A publicação foi feita na última quarta-feira (5).

A ação popular de autoria do advogado Daniel Rinaldi Manzano questiona a legalidade do aumento das cadeiras e afirma que a cidade não comporta as regras para ter 19 parlamentares. Para o advogado, também não houve cálculo sobre o impacto econômico com aumento dos vereadores, já que seriam necessários investimentos em várias obras de instalação de gabinetes e ampliação da Casa Legislativa.

 Na liminar, o magistrado afirma que o município está “em discrepância” com a conclusão do Censo 2022 e que deve permanecer com o número de 13 vereadores. O Juiz deu um prazo de 15 dias para a Câmara cumprir a determinação. Em caso de descumprimento, o presidente da Casa, Marquinhos Ferreira (PT), deverá pagar multa de R$ 100 mil.

 “Nestes termos, concedo a medida liminar, e o faço para determinar a suspensão da vigência, eficácia e efeitos decorrentes do Decreto Legislativo 258/2023 (Projeto de Decreto Legislativo 5/2023), devendo, para todos os efeitos, permanecer o número de 13 (treze) vereadores. Por consequência, fica o Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Catanduva proibido de efetuar despesas, contratar e/ou qualquer outro ato relacionado ao aumento do número de vereadores (por exemplo, aqueles mencionados na inicial: "reformas, ampliações e adequações da casa legislativa", escreveu na liminar.

O decreto legislativo de aumento de cadeiras de vereadores em Catanduva foi aprovado junto com o projeto que aumenta em 109% os salários dos parlamentares e também do prefeito (100%), vice-prefeito (175%) e secretários.

O sbtinterior.com entrou em contato com a Câmara Municipal de Catanduva, que informou que a questão ainda está sendo analisada pelo departamento jurídico.

Qualifica SP prorroga inscrições para mais de 1,1 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite

Moraes mantém prisão de Braga Netto

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025

Polícia de Araçatuba prende 10 suspeitos de aplicar golpes milionários em idosos

Vencedores do Concurso de Desenho da GS Inima SAMAR já foram escolhidos

São José do Rio Preto vira Arquidiocese e ganha mais destaque no cenário religioso

Companhia Hecatombe e Clowns de Shakespeare apresentam novo espetáculo de graça, em Araçatuba

Festival de Teatro Seguros Unimed chega a Araçatuba com peças para todas as idades

INSS: novas regras vão dar mais proteção a dados de segurados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados