Já está nas mãos da Polícia Civil de Buritama o laudo do IML (Instituto Médico Legal) que identificou a causa da morte de Pietra dos Santos Lopes, de seis anos. Segundo a análise do médico legista, ela morreu em decorrência de uma obstrução em uma artéria que leva sangue ao intestino, o que provocou uma isquemia – redução do fluxo sanguíneo em uma parte do corpo.
Ainda de acordo com o legista, o nome técnico dessa condição é “Abdome Agudo Vascular”, um quadro de saúde considerado raro.
Pietra morreu no dia 30 de março, após ser levada três vezes ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Buritama. Na primeira vez, no dia 29, ela foi medicada e liberada com diagnóstico de “suspeita de virose”. Na madrugada do dia seguinte, voltou ao hospital, foi novamente medicada e liberada. Já na terceira ida, na manhã do mesmo dia, a criança não resistiu.
O inquérito policial foi instaurado na semana passada para investigar a morte. Na última sexta-feira (4), o delegado responsável ouviu os pais da menina, mas o conteúdo do depoimento não foi divulgado. Nesta segunda-feira (7), a Polícia Civil recebeu o laudo do IML e, ainda esta semana, deve ouvir médicos e enfermeiros que participaram dos atendimentos.
Além disso, a delegacia de Buritama vai comunicar os conselhos regionais de medicina e de enfermagem para que sejam abertos procedimentos administrativos e apuradas as condutas dos profissionais envolvidos.
A morte de Pietra foi um dos motivos que levaram a Prefeitura de Buritama a decretar intervenção administrativa no hospital, na última quinta-feira (3). Outros fatores citados foram a falta de prestação de contas, atrasos no pagamento dos colaboradores e a perda do certificado de instituição beneficente, o que dificulta o repasse de recursos públicos.
Com a medida, os interventores deverão prestar contas mensalmente e elaborar um diagnóstico sobre a situação atual do hospital.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe