25/08/2023 • 17:03:39

Lenine e o filho Bruno Giorgi apresentam turnê 'Rizoma' no Sesc Rio Preto

DA REDAÇÃO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO



O cantor Lenine, acompanhado de seu filho Bruno Giorgi, apresenta a turnê Rizoma, no Ginásio do Sesc Rio Preto, dia 14/9 às 21h. A venda online de ingressos inicia dia 5/9 às 17h, no site sescsp.org.br/riopreto ou no aplicativo Credencial Sesc SP e a venda presencial acontece dia 6/9, quarta-feira, também às 17h. Os valores variam entre R$ 12,00 e R$ 40,00. 

O mais recente trabalho do músico “Rizoma” vem de um período pré-pandêmico, quando Lenine e seu filho Bruno Giorgi começaram a experimentar uma outra maneira de reproduzir as canções. Capturando elementos das gravações originais, os dois transportam para o palco o ambiente sonoro de cada faixa, de cada projeto, com um repertório que visou abranger todos os álbuns já lançados pelo músico.  

No palco, Lenine assume o microfone e o violão, enquanto Bruno se reveza entre baixo, bandolim, teclados, voz e sampler. O público pode esperar por um apanhado musical da história do artista pernambucano. Estão confirmadas no setlist composições como "Castanho" (Lenine e Carlos Posada), "Martelo Bigorna" (Lenine), "Leve e Suave" (Lenine), "O dia em que faremos contato" (Lenine e Braulio Tavares), "Tubi Tupy" (Lenine e Carlos Rennó), "Jack Soul Brasileiro" (Lenine), "Paciência" (Lenine e Dudu Falcão), entre outras. 

[video]

Nascido em Recife, no bairro de Boa Vista, o cantor teve como referências iniciais Ângela Maria, Cyro Monteiro, Bach, Chopin, Jackson do Pandeiro, Miltinho, o embolador paraense Ary Lobo e Dorival Caymmi – com o inesquecível Canções Praieiras. Descobertas de artistas como de Led Zeppelin, The Police e Frank Zappa, entre outros, o levaram para o universo do Rock, porém foi o contato com o álbum Clube da Esquina (Milton Nascimento e Lô Borges, 1972) fez com que ele se conectasse com o universo musical brasileiro. 

O músico lança seu primeiro álbum em 1983 em uma parceria com Lula Queiroga, mesma época em que começa a aparecer na cena alternativa carioca e compõe sambas para o bloco de rua Suvaco de Cristo. O sucesso vem com o álbum Olho de peixe (1993), que registra o encontro de Lenine com o percussionista Marcos Suzano e se torna o cartão de visitas nas primeiras turnês pelo exterior. O som pop e híbrido de sua música vai se consolidar nos três álbuns seguintes: “O dia em que faremos contato” (1997); “Na pressão” (1999) e “Falange canibal” (2002), álbum que rende a ele o 1º prêmio de expressão: o Grammy Latino (Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro). 

A experiência de compor balés para a companhia de dança Grupo Corpo – “Breu” (2007) e “Triz” (2013) – faz com que Lenine subverta a concepção de seus discos: em vez de reunir composições prontas num álbum, como nos três discos anteriores, ele passa a definir primeiro o conceito para, em seguida, compor cada uma das faixas, como capítulos de um romance. 

Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026

Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista

Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto

Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba

Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo

Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga

Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto

Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto

Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto

Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana

Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto

Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados

Compartilhe

© Copyright 2025 SBT Interior - Todos os direitos reservados