O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira, 3, que o adiamento da votação do projeto de lei das Fake News não significa que a matéria será enterrada. "O que enterra projeto é derrota", disse durante entrevista à GloboNews.
O texto, que ia ser apreciado ontem na Câmara, teve a votação adiada após pressão das grandes empresas de tecnologias e de parlamentares contrários ao relatório apresentado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).
Ao comentar sobre a atuação das big techs contra o texto, Lira disse que elas "ultrapassaram todo limite da prudência", como se "tivesse impedido o funcionamento do poder".
Ele informou ter acionado a advocacia e o corpo técnico da Câmara para investigar eventuais relatos de deputados que sofreram pressão por parte dessas empresas. Disse ainda que está colecionando depoimentos de parlamentares sobre ameaças físicas e pessoais que teriam sofrido nas redes sociais.
"Você defender o seu pleito, tranquilo. Agora você usar dos seus instrumentos para impulsionar ou atrapalhar ou cessar que a outra parte se movimente e se mobilize, e convergindo todos os meios que têm, pelos algoritmos que possuem, de influência nos Estados, a pressão foi horrível, desumana e mentirosa", afirmou em entrevista à GloboNews.
Lira disse que as big techs venderam um tema desvirtuado, como se a Câmara estivesse amordaçando a liberdade de expressão.
Famerp abre inscrições para Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2026
Funfarme lança maior projeto de telessaúde do interior paulista
Jovem é preso após disparo acidental atingir namorada em Rio Preto
Polícia Civil e GAECO investigam suspeita de bebidas adulteradas com metanol em Araçatuba
Pesquisadores da Famerp estão entre os mais influentes do mundo
Homem agredido em posto de combustíveis tem morte cerebral em Votuporanga
Mulher morre em engavetamento na BR-153 em Rio Preto
Teatro Municipal recebe a segunda edição do Empreende 2.0 em Rio Preto
Autoridades participam da entrega de apartamentos para famílias em São José do Rio Preto
Hospital Unimed São Domingos inaugura nova Maternidade nesta semana
Dentista denuncia perseguição e ameaças com fotos íntimas em Rio Preto
Corpos de homens que saíram de Rio Preto para cobrar dívida no PR são encontrados
Compartilhe