04/07/2023 • 13:55:21

Lula acena com parcerias entre Mercosul e China, cortejada pelo Uruguai

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à ofensiva da China para fechar um tratado de livre comércio com o Uruguai de forma unilateral, o que poderia prejudicar o Mercosul. Em discurso na cúpula do bloco sul-americano, que acontece nesta terça-feira em Puerto Iguazú, o petista acenou com parcerias em conjunto do Mercosul com o país asiático.

"Vamos revisar e avançar nos acordos em negociação com Canadá, Coreia do Sul e Cingapura. Vamos explorar novas frentes de negociação com parceiros como a China, a Indonésia, o Vietnã e com países da América Central e Caribe", prometeu Lula, que assume hoje a presidência pro tempore do Mercosul.

Lula saiu em defesa de políticas que "contemplem uma integração regional profunda", baseada em "trabalho qualificado" e "produção de ciência, tecnologia e inovação". "Isso requer mais integração, a articulação de processos produtivos e na interconexão energética, viária e de comunicações", declarou o presidente do Brasil. "A proliferação de barreiras unilaterais ao comércio perpetua desigualdades e prejudicam os países em desenvolvimento."

No discurso, o petista disse ser preciso combater "o ressurgimento do protecionismo no mundo", com o resgate do protagonismo do Mercosul na Organização Mundial do Comércio (OMC). Lula defende uma reforma da OMC e da governança global como um todo.

BOLÍVIA

O presidente Lula afirmou que vai trabalhar pessoalmente junto ao Congresso brasileiro para aprovar a entrada plena da Bolívia no Mercosul. O país sul-americano aguarda aval dos parlamentares para entrar no bloco.

"A nossa integração vai bem além do que um projeto estritamente comercial. O Mercosul não pode estar limitado à barganha do 'quanto eu te vendo e quanto você vende pra mim'", argumentou o presidente na cúpula do bloco sul-americano.

Lula defendeu a recuperação de "uma agenda cidadã e inclusiva" que gere benefícios tangíveis para todos os países. "Nossa integração deve ser solidária e despertar o sentimento de pertencimento", disse o presidente.

No discurso, Lula defendeu que só a unidade do Mercosul e da América Latina vai permitir a retomada do crescimento sólido, em uma opção regional de "cooperação e solidariedade".

"Frente à crise climática, é preciso atuar coordenadamente na proteção de nossos biomas e na transição ecológica justa. Diante das guerras que trazem destruição, sofrimento e empobrecimento, cumpre falar da paz", declarou Lula, em referência à sua posição na guerra da Ucrânia embora sem citar diretamente o conflito com a Rússia.

Policiais do BAEP apreendem 80 kg de maconha na Operação Cosud, em Presidente Bernardes

Acidente envolvendo dois carros mata motorista carbonizado na BR-153 em Onda Verde; vídeo

Tempestades no RS geram R$ 8 bilhões em prejuízos; no agro, perdas somam R$ 1,161 bi

Suspeito de matar jovem asfixiada se entrega na DDM em Ilha Solteira

Homem nu agride garota de programa à luz do dia em Mirassol; veja vídeo

Adolescente de 13 anos bota fogo no cabelo da colega dentro da sala de aula

Chuvas no Maranhão deixam 30 cidades em situação de emergência

Coronel Fábio Cândido relembra encontro com Bolsonaro em ‘missão’ no PL

Análise de veto é adiada e haverá 'saidinha' de presos no Dia das Mães

Mulher morre na mesma agência bancária em que 'tio Paulo' foi levado pela sobrinha

Polícia Rodoviária Federal prende dois homens com quase 100 tijolos de maconha na BR-153, em Rio Preto

Policia Civil prende pai e filho envolvidos com tráfico de drogas em Pirapozinho

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados