04/07/2023 • 13:55:21

Lula acena com parcerias entre Mercosul e China, cortejada pelo Uruguai

ESTADÃO CONTEÚDO



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à ofensiva da China para fechar um tratado de livre comércio com o Uruguai de forma unilateral, o que poderia prejudicar o Mercosul. Em discurso na cúpula do bloco sul-americano, que acontece nesta terça-feira em Puerto Iguazú, o petista acenou com parcerias em conjunto do Mercosul com o país asiático.

"Vamos revisar e avançar nos acordos em negociação com Canadá, Coreia do Sul e Cingapura. Vamos explorar novas frentes de negociação com parceiros como a China, a Indonésia, o Vietnã e com países da América Central e Caribe", prometeu Lula, que assume hoje a presidência pro tempore do Mercosul.

Lula saiu em defesa de políticas que "contemplem uma integração regional profunda", baseada em "trabalho qualificado" e "produção de ciência, tecnologia e inovação". "Isso requer mais integração, a articulação de processos produtivos e na interconexão energética, viária e de comunicações", declarou o presidente do Brasil. "A proliferação de barreiras unilaterais ao comércio perpetua desigualdades e prejudicam os países em desenvolvimento."

No discurso, o petista disse ser preciso combater "o ressurgimento do protecionismo no mundo", com o resgate do protagonismo do Mercosul na Organização Mundial do Comércio (OMC). Lula defende uma reforma da OMC e da governança global como um todo.

BOLÍVIA

O presidente Lula afirmou que vai trabalhar pessoalmente junto ao Congresso brasileiro para aprovar a entrada plena da Bolívia no Mercosul. O país sul-americano aguarda aval dos parlamentares para entrar no bloco.

"A nossa integração vai bem além do que um projeto estritamente comercial. O Mercosul não pode estar limitado à barganha do 'quanto eu te vendo e quanto você vende pra mim'", argumentou o presidente na cúpula do bloco sul-americano.

Lula defendeu a recuperação de "uma agenda cidadã e inclusiva" que gere benefícios tangíveis para todos os países. "Nossa integração deve ser solidária e despertar o sentimento de pertencimento", disse o presidente.

No discurso, Lula defendeu que só a unidade do Mercosul e da América Latina vai permitir a retomada do crescimento sólido, em uma opção regional de "cooperação e solidariedade".

"Frente à crise climática, é preciso atuar coordenadamente na proteção de nossos biomas e na transição ecológica justa. Diante das guerras que trazem destruição, sofrimento e empobrecimento, cumpre falar da paz", declarou Lula, em referência à sua posição na guerra da Ucrânia embora sem citar diretamente o conflito com a Rússia.

Virginia posta decoração de Natal inspirada na família

Homem é multado em mais de R$ 2,5 mil por armazenar carne de capivara e pomba em freezer

Caravana de Natal da Coca-Cola iluminará Araçatuba no dia 12 de dezembro

Araçatuba celebra 116 anos e Natal Iluminado com atrações gratuitas até dezembro

Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional em São Paulo

Natal Luz 2024 ilumina São José do Rio Preto a partir desta sexta-feira (22)

Homem de 27 anos morre e outro fica ferido em tiroteio no bairro São José, em Araçatuba

Empresário é preso em São José do Rio Preto por trabalho escravo e desmatamento ilegal

Feirão Casa Paulista oferece cheques com desconto extra para compra de imóveis em São José do Rio Preto (SP)

DIG de Votuporanga prende, em São Paulo, suspeito de roubar e agredir idosa

Plaza Shopping recebe Papai Noel nesta sexta-feira (22)

Passageira de ônibus é presa com drogas em Guararapes/SP

Compartilhe

© Copyright 2024 SBT Interior - Todos os direitos reservados